Ocupação Sepé Tiaraju: 80 famílias ocupam prédio em Porto Alegre
IMG_0735-2-1200x630

Ocupação Sepé Tiaraju: 80 famílias ocupam prédio em Porto Alegre

Ocupação foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) em um imóvel pertencente à União

Mandato Luciana Genro 14 jun 2023, 09:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Cerca de 80 famílias ocupam, desde o final do mês de maio, um prédio pertencente ao governo federal que estava abandonado na Avenida Farrapos, região central de Porto Alegre. A ocupação foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) em um imóvel pertencente à União, que antigamente abrigava laboratórios da Emater.

“Estive no local e constatei a situação de total abandono do prédio, realmente está há muitos anos desocupado. A nossa proposição é que o governo federal possa destinar esse imóvel para moradia e que possamos ouvir os representantes dos ocupantes e vermos de que forma podemos auxiliar”, afirmou a deputada Luciana Genro (PSOL). 

A parlamentar foi ao prédio e convidou os moradores a participarem da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (7). Ela destacou a importância de se garantir moradia digna para as 80 famílias que lá estão e “muitas outras”, pois o prédio é bastante grande – são dez andares. Duas lideranças da comunidade falaram à Comissão, pedindo apoio para que não haja reintegração de posse e que as moradias possam ser garantidas no local.

“É uma ocupação de trabalhadores, estudantes, aposentados, pessoas com deficiência. Ocupamos pra gente conseguir viver nessa cidade que cada vez fica mais distante do povo preto pobre e trabalhador”, colocou Analise Silva Thomaz. 

Segundo ela, os novos moradores passaram quase três dias limpando o prédio. O MLB também era responsável pela Lanceiros Negros, ocupação localizada na Rua General Câmara que resistiu por um ano e meio antes de ser despejada pelo governo estadual em 2017.

Luciano Schafer, coordenador do MLB, falou da necessidade de organização do povo para garantir moradia digna. 

“São famílias vindas de periferia, da Região Metropolitana. Buscamos garantir que essas pessoas também possam viver no Centro, acreditamos que é aqui que o povo pobre tem que viver também. Queremos que prédios abandonados sejam dedicados à moradia popular. Tem muito prédio capaz de melhorar a vida de milhares de pessoas”, afirmou.

A Comissão de Direitos Humanos se colocou à disposição dos moradores e pretende intermediar uma reunião da Secretaria de Patrimônio da União e da Emater com os ocupantes. 

“Também podemos tentar auxiliar na questão de educação e saúde. Os moradores podem fazer uma lista de crianças que precisam de creche e escola, e de moradores para que sejam acolhidos no posto de saúde mais próximo”, acrescentou Luciana Genro.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores