Senado aprova PL de Sâmia que cria o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura
Maringas

Senado aprova PL de Sâmia que cria o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura

Data homenageia Aldir Blanc, Flávio Migliaccio e Paulo Gustavo, mortos durante a pandemia, e determina medidas que garantam políticas para o fortalecimento do setor; texto segue para sanção de Lula

Mandato Sâmia Bomfim 7 jun 2023, 11:00

Foto: Maringas Maciel/CCTG

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou nesta terça (6) o PL 1732/2021, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que estabelece o dia 4 de maio como Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura. A data faz referência à morte do compositor Aldir Blanc e do ator Flávio Migliaccio, em 2020, e do comediante Paulo Gustavo, em 2021. Caso não haja recurso para votação do texto em plenário, o projeto agora segue para a sanção do presidente Lula.

Mais do que criar uma data comemorativa, o PL determina que o poder público divulgue estatísticas e informações que colaborem para a consolidação do setor cultural, além da elaboração de políticas que garantam direitos e dignidade aos profissionais que estão entre os mais afetados pelos efeitos socioeconômicos da pandemia de covid-19.

A proposta aborda necessidades históricas, como a formação e capacitação dos técnicos e artistas diante das transformações do mercado de trabalho. Inclui também estímulo aos governos estaduais e municipais para a promoção da diversidade, do acesso às políticas de fomento e da transparência dos dados públicos, em diálogo com o Sistema e o Plano Nacional de Cultura. Prevê ainda a realização de eventos, atividades educativas, preservação da memória e o fortalecimento de identidades regionais.

“Agradeço a todos e todas os ativistas e militantes da cultura que contribuíram e contribuem para a construção da pauta no nosso mandato. Agradeço também pelo trabalho do colega Paulo Paim (PT-RS), que foi relator da proposta no Senado. A Lei agora vai para a sanção presidencial, seguimos juntos!”, comemorou a deputada Sâmia.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi