Unidade da categoria é a grande vitoriosa nas eleições da APEOESP 2023
Resultado das eleições recentes do sindicato de professores estaduais de São Paulo representou vitória da categoria
A Apeoesp – maior Sindicato da América Latina, realizou as eleições para a Diretoria Estadual e os Conselhos Estadual e Regional de Representantes, no dia 26 de maio. Foram quase três meses de debates nas organizações e correntes políticas, discussões e deliberações nas instâncias e campanha eleitoral que colocou em todas as escolas do Estado de São Paulo todos os diversos problemas que enfrentamos nos últimos anos e atualmente, além da imperiosa luta para reverter os desmontes dos direitos do governo Dória e barrar os programas privatizantes do governo Feder/Tarcísio Freitas.
Nesse processo, nós da TLS e do Fórum das Oposições colocamos na ordem do dia a necessária unidade da categoria como único caminho para mudar efetivamente os gigantescos retrocessos que enfrentamos. Nesse sentido, a Chapa 1 – “Uma Apeoesp Unida, uma só força, uma só luta”, realizou uma campanha que conquistou o apoio em massa da categoria obtendo em nível estadual 84% dos votos, numa demonstração de força e de esperança nesse processo.
A unidade se converteu numa campanha com características de movimento educacional mais do que vitorioso. Nas diversas Subsedes onde tem militantes, ou onde temos maioria obtivemos importantes vitórias, a exemplo de Salto/Itú/Porto Feliz, Ourinhos, Hortolândia/Sumaré, Osasco, São Bernardo do Campo, Litoral Sul, Santo Amaro, Franco da Rocha e outras Subsedes.
A luta para reaver os direitos retirados da categoria exige rapidez e iniciativas urgentes, por isso a diretoria eleita á tomou posse. Os Professores da Categoria O exigem a realização das aulas de atividade pedagógicas diversificadas – APDs em local de livre escolha, concurso público para todas as vagas, exigem atendimento no IAMSPE já, além do fim da legislação que dá suporte ao assédio moral nas escola, já os professores efetivos exigem a correta aplicação do reajuste da lei do piso, bem como, o descongelamento do tempo estabelecido pela LF 173/21, para restituir pagamento dos benefícios como quinquênios, sexta parte e evolução funcional, os aposentados exigem a devolução dos valores confiscados pela reforma da previdência. Enfim, toda categoria exige a revogação do Novo Ensino Médio, melhores condições de trabalho com a redução do número de alunos por turma, entre outras propostas.
Agradecemos a cada candidato e candidata, cada professor e professora, que cerrou fileiras conosco, apoiando, votando ou se candidatando nas chapas regionais que integramos, manifestamos nosso compromisso com a luta em defesa dos direitos da categoria e da classe trabalhadora e contra o processo de privatização planejado pelo governo Tarcísio e seu Secretário Feder.
Parabenizamos todos/as Conselheiro/as eleitos/as e as nossas e nossos camaradas Diretores eleitos: Rita Diniz, Eliane Garcia, Poliana Nascimento, Luiz Horta, José de Jesus, Geraldo Cesar, Moacir Américo, Paulo Neves e Rosane.
Expressamos nossa gratidão a toda militância da TLS e do MES, em especial à assessoria da TLS pelo gigantesco e vitorioso apoio. Podem contar sempre conosco em todos os momentos.