Governo Leite dispensa temporários em licença-saúde na Educação
Cpers

Governo Leite dispensa temporários em licença-saúde na Educação

Documento da Secretaria Estadual de Educação também dispensa professores que não possam trabalhar menos que 40 horas

Redação da Revista Movimento 11 jul 2023, 10:32

O 39º Núcleo do Cpers, sindicato dos professores e servidores da rede estadual gaúcha,  denuncia que, em um novo ataque à educação, o governo do Estado determinou às Coordenadorias Regionais de Educação a dispensa de servidores em contrato temporário que estejam em licença-saúde. O caso foi levado à deputada Luciana Genro (PSOL) na terça-feira (11).

Em documento expedido pela Secretaria Estadual de Educação, também está determinado que sejam dispensados os professores que não tenham disponibilidade de trabalhar 40 horas.

A diretora do 39º núcleo do Cpers, Neiva Lazzarotto, afirma que a situação está provocando indignação de educadores. Ela ressalta que a orientação para demissão de professores em licença-saúde é uma atitude “cruel e desumana”. 

“É uma situação gravíssima, que não existe em nenhum lugar do mundo: trabalhadores em licença-saúde serem demitidos. Eu arrisco dizer que isso é criminoso. O Cpers Estadual solicitou audiência com a Secretaria de Educação e nós, pelo 39º Núcleo, vamos mobilizar os contratados”, salienta Neiva.

Ao receber a denúncia, Luciana Genro encarou com extrema gravidade e se colocou à disposição do Cpers para cobrar do governo a respeito do assunto. 

“É inaceitável que sejam dispensados os professores contratados que estejam em licença saúde. Esse é mais um sintoma do modus operandi do governo do estado, que prefere priorizar contratos precários ao invés de fazer concurso público e trata os trabalhadores como descartáveis”, avalia a deputada.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores