Câmara aprova protocolo ‘Não é Não’
Não é Não

Câmara aprova protocolo ‘Não é Não’

Iniciativa estabelece regras para proteção da mulher em casos de assédio ou violência em casas noturnas, shows e competições esportivas

Redação da Revista Movimento 3 ago 2023, 10:57

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (1º), o projeto de lei que cria um protocolo conhecido como “Não é Não”. A legislação, que visa combater e prevenir violência contra a mulher, deverá ser aplicada em casas noturnas, espetáculos musicais em locais fechados, shows com venda de bebida alcoólica e em competições esportivas. 

A proposta – iniciativa conjunta de parlamentares de esquerda, como Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Maria do Rosário (PT-RS) – prevê o combate a constrangimento físico ou verbal, além de violência que resulte em lesão, morte, danos etc.

Pela lei, os estabelecimentos deverão garantir que pelo menos uma pessoa da equipe  esteja preparada para executar o protocolo, haja divulgação em local visível sobre como acionar o protocolo e telefones de contato da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher. Ainda caberá aos proprietários monitorar indícios de constrangimento e violência. Em caso positivo, é dever da equipe prestar assistência a vítima e, se houver violência, resguardar sua segurança, colaborar para a identificação das possíveis testemunhas e acionar a Polícia Militar ou do agente público competente.

“O projeto foi desenvolvido com base no protocolo ‘No Callem’, a partir do qual foi prestado atendimento à vítima de Daniel Alves, em Barcelona. Além de proteger as mulheres, o projeto facilita a identificação do criminoso em flagrante”, explica Fernanda Melchionna.

O texto foi encaminhado para apreciação do Senado, com expectativa de aprovação.

“Agora lutaremos para que o projeto seja de fato implementado e vire realidade no Brasil. Mais um avanço no combate à violência e em defesa das nossas vidas!”, comemora a deputada.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores