Evento “Trotsky em Debate” realizado em São Paulo
Atividade reuniu dirigente do PSOL, PSTU e PT para o debate do livro “Do partido único ao stalinismo”
Foto: Camila Mai
O histórico Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu na noite desta quinta-feira, 17 de agosto, o debate sobre o livro “Do partido único ao stalinismo” (editora Alameda), da historiadora Angela Mendes de Almeida. O evento faz parte do evento Encontro com Livros – Trotsky em Debate, promovido pela Biblioteca Milton Bellintani e Comissão do Livro e da Leitura do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
A mesa contou com a presença da autora Angela Mendes de Almeida, e teve debate com a presença de fundador do Movimento Esquerda Socialista (MES) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Pedro Fuentes, da dirigente do PSTU Mariucha Fontana, e do ex-vereador e deputado estadual pelo PT paulista Adriano Diogo. A atividade foi mediada por Valério Paiva, diretor do Sindicato dos Jornalistas e militante do MES.
Com prefácio de Michael Lowy, o livro de Angela Mendes de Almeida apresenta seus estudos sobre os rumos que o movimento comunista teve com a ascensão do stalinismo na União Soviética, passando a limpo um período sombrio da esquerda causada pela burocratização e degeneração causada pelos defensores de Stalin, muitas vezes se voltando contra inclusive seus próprios defensores.
A obra de Angela destaca também testemunhos sobre as vítimas do stalinismo, desde dissidentes do stalinismo, militantes trotskistas, anarquistas e membros do próprio Partido Comunista em diferentes momentos e locais, como nos processos de Moscou na União Soviética, na Guerra Civil Espanhola, e em diversos momentos no Brasil.
Em sua fala, Pedro Fuentes faz uma reflexão sobre como o surgimento de uma espécie de um neostalinismo, em especial na juventude, tem paralelo com o fortalecimento do fascismo em vários locais do mundo nos últimos anos, onde para uma parte da vanguarda é naturalizado que o autoritarismo russo e chinês é necessário para se combater o imperialismo, e que isso trás consequências trágicas, como a atual situação na Ucrânia, além de refletir sobre a necessidade da revolução socialista e a atualidade do leninismo e trotskismo perante a crise da humanidade e colapso ambiental.
A íntegra do debate sobre o livro “Do partido único ao stalinismo” com Angela Mendes de Almeida, Pedro Fuentes, Mariucha Fontana e Adriano Diogo pode ser assistido em:
https://www.youtube.com/watch?v=YNS5S0qa0Qs.