O medo da esquerda olhar o passado
00420668-9F45-4E2B-960D-E5F46939F9F4

O medo da esquerda olhar o passado

Uma reflexão sobre o papel do PSOL na nova conjuntura brasileira

Marcio Ornelas 4 ago 2023, 20:23

Seja na trajetória militante, na vida pessoal ou profissional, erros e acertos são parte da trajetória humana. Mais comum ainda do que admitir nossas falhas, é a capacidade materialista e histórica de aprender com o passado e com os próprios erros.

Portanto, o início do 8° Congresso Nacional do PSOL é uma surpresa, no sentido de que não se tem um compromisso definitivo, de boa parte das forças que disputam o congresso, com a trajetória independente do PSOL.

O PSOL foi um partido fundado de um racha do PT, essa pode parecer uma lembrança amarga para alguns, mas é necessário lembrar. Que o governo Lula fez uma reforma da previdência tão dura, que nem o governo de FHC foi capaz de dar cabo de tal tarefa.

Mas o mais degenerado dos métodos, não é somente o esquecimento da história, como se já não tivéssemos vivido 14 anos de governo do PT. Mas é igual aos métodos da direita, de falsificação da realidade, das mentiras convenientes, tais quais os piores bolsonaristas.

Afinal, o petismo vai dizer que junho de 2013 foi o início do golpe, mas quem esteve na rua naquela ocasião, sabe muito bem que a agenda era bastante progressiva. E quem buscava desesperadamente aplicar ajustes contra a população, infelizmente, era o governo Dilma.

Isso não é diferente de qualquer outra falsificação histórica cometida pela extrema direita. Não podemos nos igualar nesses métodos escusos, mas infelizmente, isso é largamente difundido.

Portanto, cabe a pergunta: o que o PSOL ganha com a subserviência ao petismo? Até onde vai a nossa leniência com esse governo do arcabouço fiscal, da reforma tributária e da futura reforma administrativa?

Então volto a perguntar: qual é o medo de olhar seriamente para o passado? O PSOL não foi fundado para ser mais um apêndice do petismo. A necessidade histórica da classe trabalhadora, está muito além do que esse modelo de governança pode oferecer. Isso independe da conjuntura.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"