O medo da esquerda olhar o passado
00420668-9F45-4E2B-960D-E5F46939F9F4

O medo da esquerda olhar o passado

Uma reflexão sobre o papel do PSOL na nova conjuntura brasileira

Marcio Ornelas 4 ago 2023, 20:23

Seja na trajetória militante, na vida pessoal ou profissional, erros e acertos são parte da trajetória humana. Mais comum ainda do que admitir nossas falhas, é a capacidade materialista e histórica de aprender com o passado e com os próprios erros.

Portanto, o início do 8° Congresso Nacional do PSOL é uma surpresa, no sentido de que não se tem um compromisso definitivo, de boa parte das forças que disputam o congresso, com a trajetória independente do PSOL.

O PSOL foi um partido fundado de um racha do PT, essa pode parecer uma lembrança amarga para alguns, mas é necessário lembrar. Que o governo Lula fez uma reforma da previdência tão dura, que nem o governo de FHC foi capaz de dar cabo de tal tarefa.

Mas o mais degenerado dos métodos, não é somente o esquecimento da história, como se já não tivéssemos vivido 14 anos de governo do PT. Mas é igual aos métodos da direita, de falsificação da realidade, das mentiras convenientes, tais quais os piores bolsonaristas.

Afinal, o petismo vai dizer que junho de 2013 foi o início do golpe, mas quem esteve na rua naquela ocasião, sabe muito bem que a agenda era bastante progressiva. E quem buscava desesperadamente aplicar ajustes contra a população, infelizmente, era o governo Dilma.

Isso não é diferente de qualquer outra falsificação histórica cometida pela extrema direita. Não podemos nos igualar nesses métodos escusos, mas infelizmente, isso é largamente difundido.

Portanto, cabe a pergunta: o que o PSOL ganha com a subserviência ao petismo? Até onde vai a nossa leniência com esse governo do arcabouço fiscal, da reforma tributária e da futura reforma administrativa?

Então volto a perguntar: qual é o medo de olhar seriamente para o passado? O PSOL não foi fundado para ser mais um apêndice do petismo. A necessidade histórica da classe trabalhadora, está muito além do que esse modelo de governança pode oferecer. Isso independe da conjuntura.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores