PL da vereadora Luana Alves visa melhorar condições de trabalho de entregadores
Vereadora Luana Alves

PL da vereadora Luana Alves visa melhorar condições de trabalho de entregadores

PL intitulado “Marco pela Vida e Saúde dos Trabalhadores de Aplicativo” foi lançado em evento na Faculdade de Direito da USP

Mandato Luana Alves 3 ago 2023, 09:00

Foto: Ascom Luana Alves

Durante evento no último dia 26, na Faculdade de Direito da USP, a vereadora Luana Alves (PSOL-SP) anunciou o Projeto de Lei intitulado “Marco pela Vida e Saúde dos Trabalhadores por Aplicativo”. O objetivo central do PL é acabar com a precarização do setor de motofrete e atribuir às empresas contratantes do serviço papéis de responsabilidade social em relação aos entregadores por aplicativos, melhorando a qualidade de vida e saúde dos profissionais.

Caso o PL seja aprovado pela Câmara Municipal e se torne uma lei municipal, os entregadores por aplicativos terão assegurados cursos para capacitação profissional em direção defensiva para o exercício da função. A ideia é que a medida ajude não apenas na prevenção de acidentes, mas também garanta a qualificação dos profissionais no uso das ferramentas tecnológicas para prestação do serviço, que deverão ser ofertados gratuitamente pelas empresas de aplicativos.

Além disso, o PL determina que as empresas de aplicativos sejam obrigadas a fornecerem gratuitamente equipamentos de proteção, entre eles, protetor de pernas na motocicleta, antena corta-pipa, dispositivo de fixação permanente ou removível para baú, capacete, colete refletivo, baús, pontos de apoio com sanitários masculinos e femininos com chuveiros individuais; refeitórios e vestiários.

Outro ponto importante que o PL determina é que as empresas incluam dispositivos de notificação de acidentes de trânsito em suas ferramentas digitais, com o propósito de comunicar oficialmente a COVISA/Divisa de Saúde do Trabalhador todas as ocorrências de sinistro com trabalhadores vinculados a empresas de aplicativo em atividade.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores