‘Precisamos atuar pela ampliação e consolidação dos IFs’
ifs

‘Precisamos atuar pela ampliação e consolidação dos IFs’

Luciana Genro na luta pela ampliação dos Institutos Federais

Mandato Luciana Genro 17 ago 2023, 10:58

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) é uma aliada na luta pela valorização dos Institutos Federais e tem se somado à reivindicação pela implantação de um Campus do Instituto Federal em Rosário do Sul. No Dia do Estudante (11/08), ela esteve presente no evento de abertura da Frente Parlamentar de Incentivo e Apoio aos Institutos Federais no Rio Grande do Sul e discursou sobre a importância da ampliação e consolidação destas instituições.

Luciana Genro falou sobre a importância da juventude estar presente nesse momento político fundamental para o país.

“Nós celebramos a derrota daqueles que queriam destruir a educação pública. É um momento de mobilização, eles foram derrotados nas eleições, mas seguem vivos e seguem com seu projeto de desestruturação dos órgãos públicos, então precisamos atuar pela ampliação e consolidação dos IFs para que os municípios, como Rosário do Sul, que tem um cenário tão carente de serviços públicos e educação pública, possam receber os Institutos Federais”, apontou.

O mandato da deputada esteve presente em Rosário do Sul para uma audiência pública que debateu a importância do Instituto Federal na cidade. A parlamentar reforçou a importância não apenas da ampliação dos IFs, como também da sua consolidação, com políticas públicas de assistência estudantil.

Luciana Genro destacou a vitória que foi a aprovação da lei que consolidou as ações afirmativas nas universidades do país, que aconteceu graças à luta da população, com participação das deputadas do PSOL, citando Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim.

“Precisamos garantir, com políticas públicas, a permanência dos estudantes e através disso garantir uma educação mais plural, mais democrática e que atenda os interesses do conjunto da população, principalmente das comunidades pobres, da juventude negra, dos indígenas e dos quilombolas”, encerrou a deputada.

Comemorando essa vitória, os integrantes da mobilização entoaram “Cotas abrem portas”! Estiveram presentes representantes de entidades estudantis como a União Estadual dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, além do Cpers.

Na ocasião, José Eduardo, estudante negro e autista do IFRS campus Viamão, falou sobre como a luta dos estudantes não chegou ao fim, mesmo com a conquista da Lei de Cotas: “queremos mais incentivos e mais campus, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre”, e puxou um grito de “Thiago presente!”, lembrando o adolescente assassinado essa semana no Rio de Janeiro.

O reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, professor Júlio Heck, falou em nome dos reitores presentes, dos Institutos e apontou sobre como os IFs mudam vidas, com graduação, pós-graduação, mestrado e programas de Iniciação Científica. A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Adão Pretto (PT).


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi