Prêmio Glória Maria: projeto de Monica Seixas é adotado
agencia-brasil-gloria-maria

Prêmio Glória Maria: projeto de Monica Seixas é adotado

Iniciativa antirracista foi incorporada pelo Observatório de Violência Contra Jornalistas e também já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Alesp

Mandato Movimento Pretas 22 ago 2023, 09:00

Foto: TV Globo/Divulgação

O Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, adotará o Prêmio Glória Maria – que visa reconhecer pessoas, entidades, organizações e empresas de jornalismo e comunicação que se destacarem pela atuação em defesa dos direitos da população negra e no resgate histórico e cultural das contribuições do povo negro no Estado de São Paulo. 

A ideia da criação do Prêmio Glória Maria foi lançada pela deputada Monica Seixas, do Movimento Pretas do PSOL, no 1º Encontro de Veículos e Jornalistas Negros de São Paulo, que ocorreu na simbólica data de 13 de maio, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). 

Para a advogada Lázara Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça e coordenadora executiva do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas, “a liberdade de imprensa é um direito conquistado e pilar da democracia, assim como a equidade racial e  de gênero”. Segundo ela, “Glória Maria, como pioneira e  lutadora que sempre foi, representa o jornalismo sério, destemido e ativo, por isso não há melhor nome para esse prêmio”.


TV Movimento

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 17 fev 2026

Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 

Entre a unidade contra a extrema direita e o risco de subordinação estratégica ao PT, o PSOL enfrenta um debate decisivo sobre seu futuro e o lugar ocupado por Guilherme Boulos
Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores