PSOL gaúcho pede anulação do leilão da Corsan
Pl

PSOL gaúcho pede anulação do leilão da Corsan

Em plenária, Luciana Genro criticou falta de transparência no processo

Mandato Luciana Genro 2 ago 2023, 09:01

Foto: Ascom Luciana Genro

A líder da bancada do PSOL na Assembleia gaúcha, Luciana Genro, representou o partido na mesa da plenária que reuniu sindicatos e parlamentares para defender a anulação do leilão da Corsan e a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o assunto. Os participantes também exigiram o fim do sigilo do processo, para que a população do estado conheça os fatos relativos à privatização da companhia.

“Não aceitamos essa absoluta falta de transparência do processo de privatização da Corsan. Por que o sigilo?”, questionou Luciana Genro, que também preside o PSOL gaúcho.

A deputada apontou que os recentes casos de demora no retorno da luz para milhares de pessoas após os ciclones em todo o estado demonstraram a falta de qualidade da CEEE Equatorial após a privatização.

A plenária contou com representantes de sindicatos e movimentos, como o Sindiágua-RS e o 39º Núcleo do Cpers, representado por Neiva Lazzarotto, além dos partidos PSOL, PT e PCdoB. Luciana Genro fez a leitura do manifesto elaborado pelos participantes, que aponta que a venda da Corsan está cheia de irregularidades e suspeitas, além de ter sido vendida por um preço muito abaixo do que ela realmente custaria.

“Apenas a Aegea estava em condições de participar e, por isso, apresentou o preço mínimo. A preocupação nunca foi com a defesa do interesse público nem com a correção do processo”, destacam no manifesto. O pedido de sigilo por parte do governo Leite, mesmo quando o julgamento for concluído, também foi criticado.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) precisa concluir o julgamento do mérito, que foi suspenso no mês de julho. Dos três conselheiros, dois já votaram pela anulação do leilão, restando um voto. A anulação também tem aval do Ministério Público de Contas. “Defendemos a anulação do leilão de venda da Corsan, da assinatura do contrato entre governo e Aegea; o fim do sigilo do processo para que a população gaúcha conheça os fatos; a instalação da CPI da Corsan na Assembleia”, solicitam.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi