Sâmia Bomfim recorre ao STF contra Zucco por difamação
Samia3

Sâmia Bomfim recorre ao STF contra Zucco por difamação

Presidente da CPI do MST mente ao justificar que agrediu verbalmente a deputada após ataques que ela teria feito ao seu irmão com câncer

Mandato Sâmia Bomfim 9 ago 2023, 14:21

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom Sâmia Bomfim

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou no Supremo Tribunal Federal uma queixa-crime por difamação contra o presidente da CPI do MST, Luciano Zucco (Republicanos-RS), após ele alegar que a parlamentar usou uma doença que acomete seu irmão para atingi-lo.

Zucco justificou que reagiu por impulso ao proferir fala de cunho machista e gordofóbico, durante sessão da CPI, na qual perguntou se Sâmia queria um “remédio” ou um “hambúrguer” para se acalmar. Em postagem nas redes sociais e à imprensa, o deputado tem afirmado que foi de ataques e provocações que citam o nome de seu irmão, em tratamento quimioterápico devido a um câncer.

Na petição, Sâmia sustenta que a declaração é uma “inverdade” propagada com o “nítido intuito de macular [sua] honra e imagem”, pois “jamais proferiu qualquer menção ao irmão do deputado, seja durante reunião de Comissão, seja fora da esfera de atuação parlamentar”.

“Zucco, em nítida desconsideração aos preceitos legais, ativamente proferiu e compartilhou fake news para desprestigiar, de forma sórdida, sua opositora política. A fala e a postagem, amplamente difundidas e ao alcance de milhares de pessoas por meio da internet, chocam pelo conteúdo integralmente falso e ofensivo à deputada”, diz a ação.

A deputada pede que a queixa-crime seja recebida para apurar eventual delito e que Zucco seja condenado pelo crime considerando três majorantes: cometido contra funcionária pública, por meio que facilita sua divulgação e através de modalidades das redes sociais. Além disso, Bomfim também solicitou ao STF que seja fixado um valor mínimo para reparação em caso de condenação do deputado.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores