Xirê na Paulista: jovens lideranças de terreiro puxam ato na Avenida Paulista
WhatsApp-Image-2023-08-30-at-09.44.24

Xirê na Paulista: jovens lideranças de terreiro puxam ato na Avenida Paulista

Evento será realizado no dia 3 de setembro, às 11h, no Vão Livre do Masp

Mandato Movimento Pretas 29 ago 2023, 13:00

Foto: Ascom Mandato Pretas

No dia 3 de setembro, no Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), será realizado o “Xirê na Paulista”. Trata-se de um projeto que visa disseminar e expandir o conhecimento sobre as diversas culturas de matriz africana, tendo como tema principal o culto aos orixás praticado pelas milhares de casas de candomblé espalhadas pelo país. 

“Queremos mostrar um pouco do nosso sagrado, buscando desmistificar ideias e conceitos pejorativos e preconceituosos sobre nossa cultura. Para isso, escolhemos o orixá Exu, o mais conhecido por todos, mais cultuado por nós e o que mais recebe definições errôneas”, explica o égbon Paizinho, idealizador do projeto junto com a èkejì Geovana.

Egbon Paizinho

“Vamos aproveitar o Estado Laico em que vivemos para trazer aprendizado sobre uma cultura forte e potente no nosso país”, afirma Geovana. “Vamos encantar a todos com as belezas de nossas vestimentas tradicionais e mostrar para os que já sofreram intolerância religiosa que somos muitos e lutamos pelo fim do preconceito”, complementa. 

Dentro os atos do evento está prevista uma homenagem à Bernadete Pacífico, mulher negra, mãe e liderança quilombola, que lutava há sete anos por justiça pelo assassinato de um filho e foi brutalmente assasinada no último dia 17 de agosto, na Bahia. As atividades têm o apoio das codeputadas estaduais do Movimento Pretas, do PSOL.

Emancipa Axé

“Estou muito feliz de ter encontrado a èkejì Geovana e a organização do Xirê na Paulista. O Emancipa Axé Movimento, voltado a fazer formação e articulação com povos de matrizes africanas, estará presente para somar, por que ver a juventude de terreiro ocupar as ruas nos dá muita esperança  na luta!”, diz a coordenadora da Rede Emancipa e codeputada Ana Laura. 


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi