Piso do Magistério: ordem é manter a mobilização 
img_7584_0

Piso do Magistério: ordem é manter a mobilização 

STF formou maioria contra embargos de governadores. Porém, o julgamento só acaba na semana que vem

Redação da Revista Movimento 5 set 2023, 17:00

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Iniciado em fevereiro, o debate acerca do critério de atualização do Piso Nacional do Magistério voltou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (1º). Até aqui, o andamento é positivo para os professores. Seis dos 11 ministros votaram pela constitucionalidade e vigência da lei que instituiu a base salarial e formaram maioria. 

Na sessão de sexta, as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o voto do relator, Luís Roberto Barroso. Ainda em fevereiro, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Edson Fachin haviam se posicionado de forma contrária aos embargos de declaração dos governadores. 

Relembre o caso 

A Lei do Piso estabelece que o reajuste do magistério é calculado anualmente, tendo como referência o crescimento do valor mínimo nacional por aluno pago pelo Fundeb para os gastos por estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No cálculo, é usada a variação observada nos dois anos anteriores à data em que a atualização salarial for ocorrer.

Em 2012, governadores de seis estados ingressaram com uma ação contra o artigo 5º da Lei do Piso, que estabelece seu reajuste anual. No mesmo ano, o então ministro Joaquim Barbosa negou a liminar, ressaltando que “a previsão de mecanismos de atualização é uma consequência direta da existência do próprio piso”.

Em 2021, a ADI 4848 foi julgada improcedente pelo Supremo, que estabeleceu que a norma que prevê a atualização do Piso é constitucional. A partir daí, governadores entraram com embargos de declaração, alegando omissão especialmente relacionada à forma de complementação da União aos Estados e municípios que comprovarem a impossibilidade de pagar o valor do piso.

Só acaba quando termina

Segundo o assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Eduardo Ferreira, a decisão dos seis ministros, até agora, significa que os Estados que descumpriram as resoluções de reajuste do Piso em 2022 e 2023 terão que pagar o retroativo. 

“É uma vitória parcial, mas precisamos aguardar o julgamento final. Esperamos que o voto da maioria seja mantido até o 11”, afirma Eduardo, referindo-se a data em que serão conhecidos os últimos votos 

Para aumentar a pressão do Supremo, a CNTE orientou filiadas a se manifestarem em redes sociais. A entidade também distribuiu cards e materiais em gabinetes de ministros do STF e promoveu um tuitaço, no dia 1º, da hashtag #ProtejaOPisoDoMagisterio. A luta continua. 


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi