Piso do Magistério: ordem é manter a mobilização 
img_7584_0

Piso do Magistério: ordem é manter a mobilização 

STF formou maioria contra embargos de governadores. Porém, o julgamento só acaba na semana que vem

Redação da Revista Movimento 5 set 2023, 17:00

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Iniciado em fevereiro, o debate acerca do critério de atualização do Piso Nacional do Magistério voltou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (1º). Até aqui, o andamento é positivo para os professores. Seis dos 11 ministros votaram pela constitucionalidade e vigência da lei que instituiu a base salarial e formaram maioria. 

Na sessão de sexta, as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o voto do relator, Luís Roberto Barroso. Ainda em fevereiro, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Edson Fachin haviam se posicionado de forma contrária aos embargos de declaração dos governadores. 

Relembre o caso 

A Lei do Piso estabelece que o reajuste do magistério é calculado anualmente, tendo como referência o crescimento do valor mínimo nacional por aluno pago pelo Fundeb para os gastos por estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No cálculo, é usada a variação observada nos dois anos anteriores à data em que a atualização salarial for ocorrer.

Em 2012, governadores de seis estados ingressaram com uma ação contra o artigo 5º da Lei do Piso, que estabelece seu reajuste anual. No mesmo ano, o então ministro Joaquim Barbosa negou a liminar, ressaltando que “a previsão de mecanismos de atualização é uma consequência direta da existência do próprio piso”.

Em 2021, a ADI 4848 foi julgada improcedente pelo Supremo, que estabeleceu que a norma que prevê a atualização do Piso é constitucional. A partir daí, governadores entraram com embargos de declaração, alegando omissão especialmente relacionada à forma de complementação da União aos Estados e municípios que comprovarem a impossibilidade de pagar o valor do piso.

Só acaba quando termina

Segundo o assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Eduardo Ferreira, a decisão dos seis ministros, até agora, significa que os Estados que descumpriram as resoluções de reajuste do Piso em 2022 e 2023 terão que pagar o retroativo. 

“É uma vitória parcial, mas precisamos aguardar o julgamento final. Esperamos que o voto da maioria seja mantido até o 11”, afirma Eduardo, referindo-se a data em que serão conhecidos os últimos votos 

Para aumentar a pressão do Supremo, a CNTE orientou filiadas a se manifestarem em redes sociais. A entidade também distribuiu cards e materiais em gabinetes de ministros do STF e promoveu um tuitaço, no dia 1º, da hashtag #ProtejaOPisoDoMagisterio. A luta continua. 


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"