Com relatoria de Sâmia, PL que garante a amamentação em público é aprovado na CCJ
Amamentação

Com relatoria de Sâmia, PL que garante a amamentação em público é aprovado na CCJ

Proposta agora segue ao plenário e, se aprovada, vai estabelecer multa de 2 a 20 salários mínimos

Mandato Sâmia Bomfim 3 out 2023, 15:02

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, na última terça (26), uma proposta que busca garantir o direito de mães amamentarem seus filhos em espaços públicos ou privados de uso coletivo. A relatora, deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), apresentou uma nova versão ao Projeto de Lei (PL) 1654/2019, de autoria do Senado. O texto agora segue para apreciação do plenário.

De acordo com o PL, a amamentação é direito do lactente e da lactante, e deve ser exercido livremente. A proposta ainda proíbe qualquer tipo de constrangimento, repressão ou restrição ao seu exercício. Os espaços devem disponibilizar locais para a prática da amamentação.

Sâmia ressaltou que muitas mulheres ainda passam por situações opressoras e de constrangimentos na hora de amamentar seus filhos em espaços de uso coletivo. Também defendeu que o país precisa se atualizar:

“O direito de amamentar em público já foi reconhecido nos cinquenta estados norte-americanos. Portanto, a aprovação do texto é medida imprescindível para que o Brasil se alinhe internacionalmente em termos civilizatórios”.

O projeto também estabelece que é obrigatório o treinamento dos funcionários a respeito da importância da amamentação e prevê multa para quem impedir ou cercear o exercício. A penalidade pode variar de três a 20 salários de referência, dobrada em caso de reincidência. As mudanças são feitas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Multa

O texto prevê multa para quem impedir ou cercear o exercício do direito de amamentar em espaços públicos e privados de uso coletivo. Essa multa vai variar de três a 20 salários de referência, e será dobrada em caso de reincidência.

A pena não prejudica eventual ação de indenização por danos morais às vítimas. O texto prevê ainda que o proprietário do estabelecimento onde ocorreu a violação poderá ser considerado solidariamente responsável.

O substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher previa multa de R$ 3 mil a R$ 20 mil, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, e não tratava de ação de indenização. Essa foi a principal alteração de Sâmia ao texto.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão