Família de Sâmia pede acesso a inquérito sobre morte de Diego
diegoesamia

Família de Sâmia pede acesso a inquérito sobre morte de Diego

Médico e outros dois colegas foram executados no Rio de Janeiro, na semana passada

Redação da Revista Movimento 10 out 2023, 11:00

Foto: Sâmia Bomfim/Facebook

A família da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) pediu acesso às informações do inquérito sobre o assassinato de Diego Ralf Bomfim, 35 anos. O médico e outros três colegas foram baleados em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada de 5 de outubro. Apenas uma das vítimas sobreviveu, Daniel Sonnewend Proença, 32. Diego, Marcos de Andrade Corsato, 62, e Perseu Ribeiro Almeida, 33, morreram na hora.

“Nossa família, através de nossos advogados, conforme nos autoriza a legislação brasileira, pediu acesso aos dados do inquérito sobre o assassinato do Diego para que possamos ter conhecimento sobre as linhas de investigação, dados e eventuais provas”, anunciou a deputada nas redes sociais.

Apesar de inicialmente ter sido aventada a hipótese de o crime ter motivação política, hoje a tese mais forte para a execução dos três médicos é a de  Perseu Ribeiro Almeida ter sido confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. Há dois anos, Taillon foi preso acusado de integrar uma organização criminosa que atuava na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. 

Em setembro deste ano, ele saiu em liberdade condicional e passou na Avenida Lúcio Costa, perto do local do crime. O miliciano ainda costuma frequentar um quiosque próximo e de nome semelhante ao que os médicos foram executados.

As vítimas não moravam no Rio de Janeiro. Eles estavam na cidade para o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, e estavam hospedados no Hotel Windsor, que sedia o evento, em frente ao local onde foram assassinados. Horas após o crime, pelo menos dois suspeitos foram encontrados mortos – possivelmente, após julgamento do tribunal do crime, que os condenou pelo engano.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores