Luciana pede alteração de concurso da Seduc/RS para permitir mais convocações
LucianaG

Luciana pede alteração de concurso da Seduc/RS para permitir mais convocações

Redação do edital da Seduc prevê limitação a 35% dos excedentes às vagas previstas, o que reduz o cadastro reserva

Mandato Luciana Genro 9 out 2023, 08:58

Foto: Celso Bender/ALRS

Após ser contatada por diversos professores preocupados com o último concurso público para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, a deputada Luciana Genro (PSOL) está cobrando do órgão que modifique o edital. Isso porque a atual redação do texto prevê uma limitação a 35% dos excedentes às vagas previstas, o que fará com que o número de aprovados em cadastro reserva seja muito pequeno.

Chama atenção que, recentemente, foi aprovado pela Assembleia Legislativa a contratação de 5 mil professores temporários para as escolas estaduais. Ao mesmo tempo, o concurso público prevê apenas 1.500 vagas e a limitação à formação de cadastro reserva.

“É preciso que o governo priorize que os professores sejam concursados, e não contratados de forma temporária. Se o concurso já foi realizado, faria muito mais sentido priorizar a nomeação destes aprovados do que seguir com a lógica dos contratos temporários, que trazem precariedades para os profissionais e para as escolas”, avalia Luciana Genro.

De acordo com os resultados já divulgados, cerca de 2.326 candidatos foram convocados para a etapa da prova de títulos, ou seja, teriam sido considerados aptos na prova de redação (eliminatória). A preocupação é que, destes, apenas 35% além dos previstos no edital sejam considerados aprovados.

Luciana Genro sugere que o governo realize a retificação do edital para possibilitar a formação de cadastro de reserva, chamando atenção para o fato de que retificações já foram feitas anteriormente, portanto, não parece haver impedimentos para a medida.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"