‘Duplamente inelegível’: TSE condena Bolsonaro pela segunda vez
TSE2

‘Duplamente inelegível’: TSE condena Bolsonaro pela segunda vez

Dessa vez, tribunal puniu também o ex-candidato a vice, general Walter Braga Netto, que planejava ser candidato nas eleições municipais do Rio em 2024

Tatiana Py Dutra 1 nov 2023, 11:00

Foto: TSE/Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu a proeza de conquistar uma segunda condenação à inelegibilidade (apesar de as penas não serem cumulativas). Dessa vez, a punição vem pelo uso eleitoreiro das comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro do ano passado. Bolsonaro e o candidato a vice em sua chapa, general Walter Braga Netto, não podem disputar eleições nos próximos oito anos.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (31), pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), num placar de 5 votos a 2. O julgamento começou no dia 24 de outubro, quando o relator, ministro Benedito Gonçalves, proferiu voto citando as irregularidades cometidas na cerimônia em Brasília e no Rio de Janeiro. 

Na capital federal, foi registrada a autorização do governo para que tratores de agricultores bolsonaristas participassem do desfile militar e para a entrada de um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios para realização do comício de Bolsonaro após o desfile. No Rio, o ex-presidente discursou em um palanque montado na praia de Copacabana. As condutas caracterizariam abuso de poder político e econômico, e uso indevido dos meios de comunicação.

Verdugo de Bolsonaro, o ministro Alexandre Moraes proferiu um voto que viralizou na internet. Nele, cita que o ex-presidente afastou o presidente de Portugal para dar espaço ao seu lado ao empresário Luciano Hang, com um terno “verde-periquito”. Relembrou ainda que Bolsonaro fazia a convocação de apoiadores para o 7 de Setembro desde a convenção eleitoral, tornando “claro” a intenção premeditada para a conduta ilegal.

“O Bicentenário serviu para falar desde o preço da gasolina ao lançamento do Pix, passando pelo Fies e o aumento do Auxílio Brasil. Se isso não é campanha, nada mais é campanha”, disse.

Além disso, prosseguiu Moraes, como se não bastassem todas as provas, Braga Netto ainda fez uma espécie de confissão em uma entrevista ao falar sobre o evento citando o comparecimento dos apoiadores da chapa e todo o aparato estatal presente. Segundo o ministro, o candidato a vice esteve presente e contribuiu para os eventos.

“A prova é extremamente robusta em relação a ambos os investigados”, finalizou o presidente do TSE.

Golpe

A condenação no TSE foi mais um golpe na desgastada imagem política de Bolsonaro, e um balde de água fria nas pretensões políticas de Braga Netto. Poupado pelo tribunal no julgamento realizado em junho – referente a um evento com embaixadores em que Bolsonaro questionou a lisura do processo eleitoral -, o militar esperava se candidatar às eleições municipais de 2024, no Rio. Agora, está inelegível até 2030.

Ambos ainda terão que pagar multas de R$ 425 mil e R$ 212 mil, respectivamente. as defesas devem recorrer da sentença.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi