Integrante do Movimento Pretas prepara exposição na Alesp 
WhatsApp Image 2023-11-24 at 14.24.38

Integrante do Movimento Pretas prepara exposição na Alesp 

Anna Zeferino, que é designer e artista plástica, preparou a exposição “Retomada”, composta por 10 quadros inéditos

Dani Ribeiro 27 nov 2023, 08:00

Foto: Mandato Movimento Pretas

Anna Zeferino, integrante do Movimento Pretas do PSOL, lança, a partir do dia 30 de novembro, no Hall Monumental da Alesp, a exposição “Retomada”. A mostra propõe uma mudança de narrativa ao demonstrar que negros e negras são protagonistas do seu próprio caminho e história.

“Estou propondo uma mudança de narrativa por meio de um olhar sem vícios de dor, onde celebramos as pessoas pretas e suas pluralidades a partir da dança, do comportamento e altivez”, explica a artista plástica.

Trata-se de uma mostra de 10 obras, sendo todas inéditas e elaboradas especialmente para o Novembro Das Pretas, que ficará disponível à visitação até 8 de dezembro, das 8h às 20h. A ideia é comemorar o mês popularmente reconhecido como Novembro Negro em decorrência de seu dia 20, em que se comemora o aniversário de morte de Zumbi do Palmares, símbolo histórico de luta e resistência do povo preto. 

“É minha primeira exposição individual e sinto orgulho que seja com um tema tão rico para mim, que faça parte da minha essência e verdade. Quero mostrar que a Alesp é um espaço de todos, para todos e temos que ocupá-lo.”, declara Anna Zeferino. “Quero retirar o olhar de subalternidade e servidão, naturalizado pela sociedade para com a população negra, é necessária uma mudança radical do imaginário da maioria”. As obras trazem leveza, festividade e “celebração de vidas negras”, finaliza. 

Sobre a artista

Anna Zeferino é formada em Arquitetura, artista visual, cenógrafa e figurinista em formação. Por meio de pinturas, ilustrações, colagens e outros projetos gráficos, propõe narrativas em que pessoas negras sejam vistas e celebradas.  Além disso, possui vivência de dança com ritmos afro-brasileiros, em especial o Ijexá. Entre os anos de 2019 e 2020 participou do corpo de dança do bloco afro afirmativo Ilu Inã e há sete anos participa das celebrações do afoxé Omó Orunmilá, em Ribeiro Preto. 

Também atua na concepção de projetos de cenografia e figurino para teatro e audiovisual. Recentemente realizou a direção de arte para o clipe “Abrakadabra” do poeta e artista Akins Kintê e assinou a arte que estampou o figurino do bloco Ilu Inã, bem como participou da execução das alegorias e adereços do bloco.

Em 2019, também iniciou sua formação em cenografia e figurino na SP Escola de Teatro, bem como  produziu projeto gráfico do livro “Contos de Yõnu” , da escritora Raquel Almeida.  Atuou ainda como performer na obra “Amor-Tecimento”, da artista visual Renata Felinto, e no clipe “Parto” da cantora Nayra Lays.  Assinou o projeto de cenografia e figurino para a leitura dramática da peça “Dali em diante: Nossa ilha em camadas”, na mostra de dramaturgia da LT Escola Livre de Teatro, primeiro trabalho como Cia Persi e direção de arte do projeto “Afrofutura” da cantora Ariane Santos. Também é cofundadora e produtora do Sarau Preto, evento que reuniu em mais de 30 edições, grandes nomes das literaturas negras e outras manifestações culturais de matriz africana.

Serviço

O que: exposição de obras “Retomada”, no Novembro das PretasQuando: 30 de novembro até 8 de dezembro, das 8h às 20h
Onde: Hall Monumental da Alesp


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin