Integrante do Movimento Pretas prepara exposição na Alesp 
WhatsApp Image 2023-11-24 at 14.24.38

Integrante do Movimento Pretas prepara exposição na Alesp 

Anna Zeferino, que é designer e artista plástica, preparou a exposição “Retomada”, composta por 10 quadros inéditos

Dani Ribeiro 27 nov 2023, 08:00

Foto: Mandato Movimento Pretas

Anna Zeferino, integrante do Movimento Pretas do PSOL, lança, a partir do dia 30 de novembro, no Hall Monumental da Alesp, a exposição “Retomada”. A mostra propõe uma mudança de narrativa ao demonstrar que negros e negras são protagonistas do seu próprio caminho e história.

“Estou propondo uma mudança de narrativa por meio de um olhar sem vícios de dor, onde celebramos as pessoas pretas e suas pluralidades a partir da dança, do comportamento e altivez”, explica a artista plástica.

Trata-se de uma mostra de 10 obras, sendo todas inéditas e elaboradas especialmente para o Novembro Das Pretas, que ficará disponível à visitação até 8 de dezembro, das 8h às 20h. A ideia é comemorar o mês popularmente reconhecido como Novembro Negro em decorrência de seu dia 20, em que se comemora o aniversário de morte de Zumbi do Palmares, símbolo histórico de luta e resistência do povo preto. 

“É minha primeira exposição individual e sinto orgulho que seja com um tema tão rico para mim, que faça parte da minha essência e verdade. Quero mostrar que a Alesp é um espaço de todos, para todos e temos que ocupá-lo.”, declara Anna Zeferino. “Quero retirar o olhar de subalternidade e servidão, naturalizado pela sociedade para com a população negra, é necessária uma mudança radical do imaginário da maioria”. As obras trazem leveza, festividade e “celebração de vidas negras”, finaliza. 

Sobre a artista

Anna Zeferino é formada em Arquitetura, artista visual, cenógrafa e figurinista em formação. Por meio de pinturas, ilustrações, colagens e outros projetos gráficos, propõe narrativas em que pessoas negras sejam vistas e celebradas.  Além disso, possui vivência de dança com ritmos afro-brasileiros, em especial o Ijexá. Entre os anos de 2019 e 2020 participou do corpo de dança do bloco afro afirmativo Ilu Inã e há sete anos participa das celebrações do afoxé Omó Orunmilá, em Ribeiro Preto. 

Também atua na concepção de projetos de cenografia e figurino para teatro e audiovisual. Recentemente realizou a direção de arte para o clipe “Abrakadabra” do poeta e artista Akins Kintê e assinou a arte que estampou o figurino do bloco Ilu Inã, bem como participou da execução das alegorias e adereços do bloco.

Em 2019, também iniciou sua formação em cenografia e figurino na SP Escola de Teatro, bem como  produziu projeto gráfico do livro “Contos de Yõnu” , da escritora Raquel Almeida.  Atuou ainda como performer na obra “Amor-Tecimento”, da artista visual Renata Felinto, e no clipe “Parto” da cantora Nayra Lays.  Assinou o projeto de cenografia e figurino para a leitura dramática da peça “Dali em diante: Nossa ilha em camadas”, na mostra de dramaturgia da LT Escola Livre de Teatro, primeiro trabalho como Cia Persi e direção de arte do projeto “Afrofutura” da cantora Ariane Santos. Também é cofundadora e produtora do Sarau Preto, evento que reuniu em mais de 30 edições, grandes nomes das literaturas negras e outras manifestações culturais de matriz africana.

Serviço

O que: exposição de obras “Retomada”, no Novembro das PretasQuando: 30 de novembro até 8 de dezembro, das 8h às 20h
Onde: Hall Monumental da Alesp


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão