PSOL e PT juntos na Justiça contra a privatização da Sabesp
WhatsApp Image 2023-11-09 at 16.56.47

PSOL e PT juntos na Justiça contra a privatização da Sabesp

Bancadas dos dois partidos na Alesp entraram com mandado de segurança para barrar a privatização da Sabesp

Breno Neves e Dani Ribeiro 9 nov 2023, 17:04

Foto: Igor Fernandes/Divulgação

As bancadas do PSOL e do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) entraram com um pedido de Mandado de Segurança, no Tribunal de Justiça de São Paulo, contra a privatização da Sabesp nesta quarta-feira (8). O documento apresentado pelos deputados aponta erros no projeto e defende que o tema deveria ser proposto por meio de uma alteração constitucional.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) impôs o projeto de privatização da Sabesp às pressas na Alesp, mas os deputados alegam que as constituições federais e estaduais devem ser legitimadas e que aprovar uma pauta tão importante com erro tão grave é um prejuízo enorme para a sociedade. 

O projeto deve ser tocado como um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) e não como um Projeto de Lei (PL), pois o último não pode alterar a constituição. A partir desta alteração legislativa seria possível evitar a perda de direitos fundamentais que ficam em risco diante da simplicidade  de um projeto de lei

“A privatização da Sabesp é uma agressão em especial às populações periféricas, fora que muitas coisas não foram explicadas, como por exemplo como será mantido o fundo estadual que regulariza as tarifas”, indaga Monica Seixas. “A justiça paulista tem que corrigir e orientar um assunto tão sério como esse. Acreditamos na mobilização popular e na justiça”, finaliza.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores