Melchionna quer proibição e multa por fake nudes
FM6

Melchionna quer proibição e multa por fake nudes

Deputada federal protocolou projeto de lei que visa coibir a produção de imagens de nudez falsas a partir de inteligência artificial

Mandato Fernanda Melchionna 18 dez 2023, 10:00

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou recentemente um projeto de lei que visa coibir a produção de fake nudes a partir de inteligência artificial. O projeto prevê a proibição de disponibilização de sites, aplicativos ou qualquer plataforma que se utilize de IA para criação de conteúdos sexuais sem o consentimento da pessoa retratada. Além disso, também prevê multa de 100 a 1 mil salários mínimos para empresas que desenvolvam essas ferramentas, plataformas que as hospedam e pessoas que utilizam essas ferramentas para criação desse tipo de conteúdo. Também assinaram o PL os deputados Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

O projeto de lei tem o objetivo de proteger a integridade e dignidade das mulheres e foi criado a partir dos inúmeros casos divulgados pela imprensa de adolescentes que tiveram seu rosto utilizado para criação e disseminação de fake nudes em escolas do Brasil. Em novembro deste ano, cerca de 40 estudantes de um colégio de Recife, todos entre 12 e 13 anos, tiveram sua imagem utilizada em fotos sensuais, criadas a partir de inteligência artificial, que circularam em redes sociais. No Rio de Janeiro, mais de 20 estudantes foram vítimas e pelo menos 10 em Belo Horizonte.

“É odioso que esse tipo de ferramenta seja utilizado com o intuito de vulnerabilizar e constranger meninas e mulheres. A popularização desse tipo de prática é mais uma forma de violência contra a mulher. A propagação de fotos íntimas sem consentimento já é crime. No entanto, a legislação ainda não conta com instrumentos suficientes para coibir esse tipo de agressão quando se trata de fotos falsas, produzidas por meio de inteligência artificial”, alerta Fernanda.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi