Melchionna quer proibição e multa por fake nudes
FM6

Melchionna quer proibição e multa por fake nudes

Deputada federal protocolou projeto de lei que visa coibir a produção de imagens de nudez falsas a partir de inteligência artificial

Mandato Fernanda Melchionna 18 dez 2023, 10:00

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou recentemente um projeto de lei que visa coibir a produção de fake nudes a partir de inteligência artificial. O projeto prevê a proibição de disponibilização de sites, aplicativos ou qualquer plataforma que se utilize de IA para criação de conteúdos sexuais sem o consentimento da pessoa retratada. Além disso, também prevê multa de 100 a 1 mil salários mínimos para empresas que desenvolvam essas ferramentas, plataformas que as hospedam e pessoas que utilizam essas ferramentas para criação desse tipo de conteúdo. Também assinaram o PL os deputados Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

O projeto de lei tem o objetivo de proteger a integridade e dignidade das mulheres e foi criado a partir dos inúmeros casos divulgados pela imprensa de adolescentes que tiveram seu rosto utilizado para criação e disseminação de fake nudes em escolas do Brasil. Em novembro deste ano, cerca de 40 estudantes de um colégio de Recife, todos entre 12 e 13 anos, tiveram sua imagem utilizada em fotos sensuais, criadas a partir de inteligência artificial, que circularam em redes sociais. No Rio de Janeiro, mais de 20 estudantes foram vítimas e pelo menos 10 em Belo Horizonte.

“É odioso que esse tipo de ferramenta seja utilizado com o intuito de vulnerabilizar e constranger meninas e mulheres. A popularização desse tipo de prática é mais uma forma de violência contra a mulher. A propagação de fotos íntimas sem consentimento já é crime. No entanto, a legislação ainda não conta com instrumentos suficientes para coibir esse tipo de agressão quando se trata de fotos falsas, produzidas por meio de inteligência artificial”, alerta Fernanda.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores