Movimento Pretas do PSOL apresenta PL ‘Dia Mãe Bernadete’
mae-bernadette

Movimento Pretas do PSOL apresenta PL ‘Dia Mãe Bernadete’

Projeto de lei institui o 17 de agosto como o data oficial de memória e luta das mulheres negras de matrizes africanas e quilombolas

Mandato Movimento Pretas 19 dez 2023, 11:00

Foto: Arte sobre foto de Wallisson Braga/Conaq

“O projeto tem a intenção de registrar a memória de uma liderança, mulher e ialorixá, mas também pretende homenagear todas as lideranças de matriz africana e quilombola que fazem um enfrentamento diário contra a opressão e a violência”, afirma Ana Laura.

O movimento Pretas do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), liderado pela deputada estadual Monica Seixas em parceria com a codeputada Ana Laura Cardoso, criou o Projeto de Lei (PL) “Dia Mãe Bernadete de memória e luta das mulheres negras de matrizes africanas e quilombolas”, que deverá ser comemorado oficialmente no calendário no Estado no dia 17 de agosto. 

Nos últimos anos, estamos acompanhando a crescente onda de ataques, violências e assassinatos dessas lideranças femininas negras. Um desses casos culminou com a morte trágica assassinato de Ya Bernadete, assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares (BA),  onde vivia, no dia 17 de agosto de 2023. 

De acordo com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), nos últimos 10 anos ao menos 30 lideranças quilombolas foram executadas dentro dos seus territórios. Ainda, segundo o II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, os casos de ataques às religiões de matriz africana crescem 270%, chegando a 244 casos em 2021. 

“O nosso objetivo é que casos como o da Mãe Bernadete não aconteçam mais. Além disso, queremos que ela seja sempre lembrada como a grande lutadora que foi e não pelo caso de violência que aconteceu”, explica Ana Laura. “Queremos que sua família e seus entes queridos se sintam também representados. É necessário que entendam que não toleraremos mais que continuem nos matando. Não aceitaremos mais violência alguma”, finaliza.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi