Luciana Genro e Roberto Robaina questionam atraso nas atividades de Centro de Oncologia
luro

Luciana Genro e Roberto Robaina questionam atraso nas atividades de Centro de Oncologia

Unidade na capital gaúcha foi inaugurada em novembro, mas segue fechada. Parlamentares do PSOL encaminharam pedido de informações às secretarias de Saúde

Mandato Luciana Genro 5 jan 2024, 07:46

Fotos: Divulgação

Inaugurado em novembro de 2023, o mais novo Centro de Oncologia de Porto Alegre para atendimentos via SUS ainda não está atendendo pacientes. Localizado no Hospital Vila Nova, na Zona Sul da cidade, o centro aguarda trâmites entre os poderes estadual e municipal. Diante da situação, a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, questionaram as secretarias da Saúde a respeito do caso.

“Um novo aparelho hospitalar voltado para pacientes com câncer é de extrema importância e pode agilizar muito a fila de espera de quem sofre com a doença. Queremos saber qual a previsão de início deste serviço e se há um cronograma com os próximos passos”, diz Luciana Genro.

O novo espaço tem como objetivo reduzir filas e ofertar tratamentos e cirurgias necessárias aos pacientes em, no máximo, 30 dias, segundo informações do próprio governo, além da previsão de 200 consultas mensais.

“Trata-se de um serviço muito importante para quem não tem como pagar particular. Quem luta contra o câncer sabe que o tempo faz diferença no resultado do tratamento. A saúde das pessoas tem de ser priorizada”, ressalta Robaina.

Inicialmente, o dia 2 de janeiro havia sido anunciado como data para o início dos trabalhos, mas os atendimentos ainda não estão ocorrendo. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre afirma que aguarda o repasse de R$ 6,9 milhões, fruto de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Poder Judiciário, para começar o serviço.

Os parlamentares questionam qual o cronograma para o efetivo funcionamento do Centro de Oncologia, quais as etapas restantes para a inauguração, como a população pode acompanhar o andamento dos processos e se há a previsão de aumento do número de consultas oferecidas mensalmente.

Leia o ofício na íntegra:


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi