Nega Pataxó Presente!
WhatsApp-Image-2024-01-22-at-15.03.43

Nega Pataxó Presente!

Nota de repúdio ao assassinato de Nega Pataxó, liderança da comunidade indígena atacada por fazendeiros e PM baiana no Território Caramuru. Exigimos justiça!

Foto: Reprodução/PSOL

Durante a tarde deste domingo, 21 de janeiro, um dia após data em que comemoramos o dia da consciência indígena, fazendeiros fascistas apoiados da Polícia Militar da Bahia invadiram uma ocupação indígena em uma fazenda construída ilegalmente na Terra Indígena Caramuru, balearam 3 indígenas e assassinaram Nega Pataxó, companheira que além de liderança indígena era filiada ao PSOL e defendia os direitos dos povos originários.

O crime cometido com a justificativa de “reintegração de posse da fazenda” foi anunciado com anúncios e compartilhamentos nas redes sociais sob a campanha “invasão zero”. Pura distorção da realidade já que os fazendeiros que haviam feito construções ilegais no território indígena. É inadmissível que uma dita “reintegração de posse” completamente ilegal e criminosa tenha ocorrido com a assistência da Polícia Militar do governador Jerônimo (PT). Num pretexto de que que iria mediar o conflito, mesmo sem medida judicial ou nada relacionado a uma possível reintegração pelos fazendeiros a Polícia age de forma miliciana ao atuar em favor de fazendeiros deixa de cumprir seu trabalho, piorando quando o resultado disso é o crime hediondo de assassinato, mais uma vez mostrando a ineficiência do trabalho policial baiano, que agora além de sangue negro tem também sangue indígena nas mãos.

É impossível nos solidarizar sem dar nome aos culpados, cada latifundiário, cada policial envolvido nessa ação ilegal deve ser responsabilizado pelos inúmeros crimes cometidos durante essa ação claramente fascista e miliciana. Desejamos que a comunidade tenha seus direitos assegurados na realidade e que possam viver em paz ao seu modo sem a perseguição de forças do capital e muito menos de um estado que os deveria proteger. Nega Pataxó vive agora em nossa luta!

Mais que desejar condolências devemos cobrar justiça!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão