PSOL pede que bombeiros investiguem incêndio em vagão do Metrô-DF
Governador assina ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque

PSOL pede que bombeiros investiguem incêndio em vagão do Metrô-DF

Episódio, ocorrido na última sexta-feira, evidencia sucateamento do transporte

Mandato Fábio Felix 15 jan 2024, 09:00

Foto: Tony Winston/Arquivo Agência Brasília

Os deputados Distritais Fábio Felix e Max Maciel, ambos do PSOL-DF, encaminharam solicitação para que o Corpo de Bombeiros investigue o incêndio que atingiu vagão do metrô na tarde de sexta-feira (12/1), em Águas Claras.

Com base na Lei Federal No 8.255/1991, os distritais pedem que seja realizada perícia, a fim de esclarecer as causas do incêndio, com a finalidade de prevenir novas ocorrências e de apurar responsabilidades e omissões que levaram ao incêndio.

“O sucateamento do metrô coloca a vida da população e dos trabalhadores em risco. Foi uma sorte muito grande o vagão estar vazio. Temos alertado reiteradamente para a precarização do serviço, com trens velhos e sem manutenção. É urgente apurar se não houve negligência, imperícia e outros erros”, destaca Fábio Felix.

Já o distrital Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF, alega que as irregularidades do Metrô/DF já foram denunciadas pelo colegiado ao longo de 2023. “Enviamos representações ao MPDFT e o TCDF para que os órgãos investigassem a ineficiência na prestação do serviço público de transporte no Distrito Federal. Apontamos os problemas relacionados à manutenção da rede metroviária e as frequentes interrupções do serviço”, explica o deputado.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores