Genocídio em Gaza: EUA vetam terceira tentativa de cessar-fogo
bandeira-palestina-848x477

Genocídio em Gaza: EUA vetam terceira tentativa de cessar-fogo

Proposta argelina teve apoio de 13 dos 15 países do Conselho de Segurança da ONU

Redação da Revista Movimento 20 fev 2024, 15:13

Foto: Reprodução

Aliado de Israel no genocídio em Gaza, os Estados Unidos vetaram pela terceira vez uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para estabelecer um cessar-fogo imediato no conflito entre sionistas e o Hamas. A decisão foi tomada hoje, terça-feira (20), quando a Palestina contabiliza quase 30 mil mortos em ataques israelenses.

A proposta de armistício foi apresentada pela Argélia e obteve apoio de 13 dos 15 membros do Conselho. No entanto, os EUA, que têm poder de veto como membro permanente, bloquearam o texto.

Antes da votação, o embaixador argelino na ONU, Amar Bendjama, afirmou que apoiar a resolução significaria defender o direito dos palestinos à vida, enquanto votar contra seria endossar a violência e o castigo coletivo infligido a eles.

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, já havia declarado sua intenção de vetar a proposta devido aos reféns israelenses sob custódia do Hamas. Hoje, a diplomata afirmou que exigir um cessar-fogo sem um acordo para a libertação dos reféns não resultará em uma paz duradoura.

Os EUA estão preparando outra resolução pedindo um cessar-fogo em Gaza, condicionado à libertação dos reféns pelo Hamas. Essa resolução ainda não foi apresentada para votação.

A decisão do Conselho de Segurança da ONU frustra as expectativas do governo brasileiro. Celso Amorim, assessor especial do presidente Lula, havia sugerido que o Brasil estava liderando uma mudança na situação do Oriente Médio, mas a votação de hoje mostra que essa análise pode ter sido equivocada.

O governo brasileiro tentou sugerir que a declaração de Lula comparando as ações de Israel às políticas de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial fosse estratégica e provocasse uma mudança de postura de outros países, incluindo os EUA. No entanto, essa estratégia parece não ter funcionado como esperado.

A comparação feita por Lula gerou críticas, principalmente nas redes sociais, e a oposição aproveitou para criticar o governo. Enquanto muitos países desenvolvidos condenam as ações de Israel em Gaza, eles também cobram uma postura mais ativa do Hamas, que mantém reféns israelenses em cativeiro.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Tatiana Py Dutra | 26 dez 2024

PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares

Medida atende a determinação do ministro Flávio Dino, do STF, que bloqueou o pagamento
PF vai investigar repasse de R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi