Israel mata 104 civis que aguardavam comida em Gaza 
Genocídio na Palestina

Israel mata 104 civis que aguardavam comida em Gaza 

Civis aglomeraram-se em torno dos caminhões de ajuda quando tanques e drones israelenses começaram a disparar

Tatiana Py Dutra 29 fev 2024, 13:27

Nesta quinta-feira, Israel escreveu mais uma página na história do genocídio contra palestinos na Faixa de Gaza. Pelo menos 104 pessoas foram assassinadas e 760 ficaram feridas após as Forças de Defesa de Israel (FDI) abrirem fogo contra civis que se reuniam em torno de caminhões de ajuda humanitária na esperança de obter comida.

Conforme o Ministério da Saúde palestino em Gaza, tanques e drones israelenses começaram a disparar contra eles na rua Haroun Al Rasheed, localizada no oeste da cidade de Gaza, na área de Sheikh Ajleen. À CNN, um oficial israelense informou que “a multidão se aproximou das forças de uma maneira considerada uma ameaça, e as tropas responderam à ameaça com fogo real”. As FDI afirmaram que “o incidente está sob revisão”.

“As tropas das FDI foram confrontadas, nesta manhã, durante a entrega de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza, por residentes locais que cercaram os caminhões e saquearam os suprimentos”, declararam as FDI à CNN.

Grave violação

A expectativa é que o número de mortos e feridos aumente, pois há muitos corpos nas ruas, com ambulâncias enfrentando dificuldades para chegar até eles devido aos escombros que bloqueiam o caminho, relatou o médico Ahmad Abu Al Foul à CNN.

A Oxfam International condenou o ataque em uma postagem no X (antigo Twitter), descrevendo-o como uma “grave violação das leis humanitárias internacionais e da nossa humanidade”.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores