Milei insulta Gustavo Petro e Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos
3cc58c30-dcd5-40f4-b9bb-e89baf369bb4

Milei insulta Gustavo Petro e Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos

‘Assassino terrorista’, disse o presidente argentino em entrevista à CNN espanhola

Redação da Revista Movimento 28 mar 2024, 10:58

Foto: RS/Fotos Publicas

Após Javier Milei chamar o presidente colombiano Gustavo Petro de “assassino terrorista” em entrevista a um programa da CNN espanhola, o governo da Colômbia emitiu uma ordem de expulsão dos diplomatas da embaixada da Argentina em Bogotá.

O Ministério de Relações Exteriores do país emitiu um comunicado nesta quarta-feira (27) no qual repudia as declarações do presidente argentino e anuncia a retirada dos diplomatas.

“O alcance desta decisão será comunicado à embaixada da Argentina através dos canais institucionais diplomáticos”, diz a nota.

O comunicado acrescenta que não é a primeira vez que Milei ofende Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia. É um fato. Em janeiro, o ultraliberal argentino chamou o presidente colombiano de “comunista assassino” e afirmou que, por causa dele, a Colômbia estava destruída. As declarações foram dadas à jornalista colombiana-americana Patricia Janiot. Já o ataque mais recente foi em participação no programa “Oppenheimer Presenta”, que irá ao ar no próximo domingo (31).

“Não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”, disse Milei.

O governo da Colômbia acusa o presidente argentino de afetar “as históricas relações de fraternidade entre a Colômbia e a Argentina”.

 “As expressões do presidente argentino deterioraram a confiança da nossa nação, além de ofenderem a dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente”, diz outro trecho do comunicado.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores