Nova edição da Revista Movimento traz dossiê sobre as lutas feministas
Confira o dossiê especial “Feminismo: convergências, divergências e lutas” e muito mais!
Já está disponível a edição mensal de fevereiro da Revista Movimento. Todo assinante tem direito a uma revista digital mensal e a quatro edições impressas ao ano. A edição de fevereiro foi enviada aos assinantes por email e também está disponível no login daqui do site. Segue abaixo o texto de apresentação da edição. Lembrando que para você ter acesso a todo conteúdo, basta assinar nossa revista. Ao contribuir com a Revista Movimento, você ajuda a financiar uma mídia independente e anticapitalista na luta contra os grandes poderosos.
Nesta edição apresentamos o dossiê especial Feminismo: convergências, divergências e lutas. O texto que abre a seção é uma entrevista com Auricélia Arapiun, liderança indígena da região de Santarém/PA, na qual apresenta sua visão sobre o movimento de mulheres e a luta dos povos indígenas no atual momento no país. Em seguida, apresentamos documento elaborado pela coordenação nacional do movimento Juntas! sobre as necessidades de fortalecimento do movimento feminista anticapitalista no atual contexto de luta contra a extrema-direita no país.
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e a deputada estadual Luciana Genro (PSOL/RS) assinam texto sobre as discussões sobre a legalização do aborto no Brasil que hoje aparece na agenda do Supremo Tribunal Federal. Na sequência, Adriana Herz Domingues realiza uma reconstituição histórica do assim chamado feminismo radical para apontar as limitações de suas táticas e estratégias. Concluindo o dossiê, publicamos dois textos de Angela Davis, objetos de apresentação realizada por Micaela Rodrigues. No primeiro, extraído de uma conferência realizada pela filósofa estadunidense em 2013, Angela discute a questão palestina à luz dos interesses do complexo indústria-prisional ocidental. No segundo, resultado de uma palestra de 2017 em Barcelona, Davis faz uma crítica contundente do feminismo branco burguês, apresentando a necessidade da construção de um feminismo das trabalhadoras e mulheres não-brancas.
Na seção sobre o Brasil, apresentamos uma entrevista realizada com Luciana Genro logo após a sua posse como Presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, falamos sobre os desafios da esquerda anticapitalista no combate à extrema-direita e o papel do PSOL. Em seguida, publicamos entrevista inédita com o historiador Luís Antônio Simas sobre os sentidos do carnaval e a potência da brasilidade no interior da formação nacional. A seguir, Eduardo Carniel analisa o filme Oppenheimer à luz da atual escalada militar mundial que tem no conflito entre Israel e Palestina um dos seus epicentros.
Na seção de homenagens, republicamos texto de Pedro Fuentes, militante e dirigente internacionalista do Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL), de 2007 em homenagem ao vinte anos da morte do revolucionário argentino Nahuel Moreno. Antes disso, Bruno Carvalho sublinha alguns dos aspectos fundamentais da vida de Moreno e a importância de seu legado.
Concluindo esta edição com nossa seção de notas de leitura. Nela, publicamos a resenha de Tamires Arantes sobre o livro Teoria da reprodução social, organizado por Tithi Bhattacharya que conta com artigos de algumas das principais pensadoras feministas da atualidade. Por fim, Aline Schmidt publica uma resenha do clássico contemporâneo O que é ecossocialismo?, de Michael Löwy.
Esperamos que apreciem a edição e que ela seja útil nas batalhas de ideias, redes e ruas. Para nossas leitoras, desejamos um 8 de março de reafirmação do compromisso de luta por uma sociedade livre do patriarcado e da misoginia. Vocês não estão sozinhas, estamos juntas!