Professora Zélia Gomes receberá troféu Mulher Cidadã por proposta de Luciana Genro
164125_S

Professora Zélia Gomes receberá troféu Mulher Cidadã por proposta de Luciana Genro

Homenagem é entregue para mulheres que se distinguem na sociedade gaúcha, em alusão ao Dia da Mulher

Mandato Luciana Genro 1 mar 2024, 09:00

Foto: ALRS/Divulgação

Na próxima quarta-feira (6) a deputada Luciana Genro (PSOL) irá entregar o Troféu Cidadã para a professora aposentada Zélia Marilene Borges Gomes. A homenagem é entregue para mulheres que se distinguem na sociedade gaúcha, em alusão ao Dia da Mulher. Por isso, Luciana Genro optou por prestar a homenagem a uma professora que se destaca na luta pela educação e pelos direitos dos aposentados, com uma trajetória de décadas.

Zélia, natural de Rio Pardo, é uma mulher à frente do seu tempo. Ela se tornou professora primária aos dezoito anos, mudou-se para Porto Alegre para assumir o cargo de professora do estado. Trabalhou, também, como professora de artesanato na Associação dos Funcionários Municipais (AFM) e fundou uma escola de artesanato. Aos 46 anos, em 1985, quando voltou para o magistério, se deparou com as lutas da categoria e levantou bandeiras contra a ditadura, pela Diretas Já, por uma Constituinte, por uma educação laica e que preparasse o aluno para o exercício da cidadania.

“É muito importante reconhecer o trabalho que a professora Zélia realizou ao longo dos anos, ela representa muitos outros professores que se dedicaram e se dedicam a transformar vidas e lutar por uma sociedade mais igualitária”, pontuou Luciana Genro.

A professora foi representante do Cpers na CNTE, no Conselho do IPE e eleita no Conselho Um por Mil. Zélia é uma das fundadoras do PSOL e, como aposentada, fez parte do grupo Sempre Ativas, do qual participou até a pandemia. Neste ano de 2024, em janeiro, recebeu a carreata do Cpers em sua casa em Quintão, onde foi homenageada pela direção do sindicato.

A entrega do troféu ocorrerá no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi