Protestos em Cuba contra os apagões e falta de comida
gi6fp56wcaa24rk1

Protestos em Cuba contra os apagões e falta de comida

Centenas de pessoas saíram às ruas de Santiago de Cuba no domingo para reclamar contra os cortes de energia e a má distribuição de alimentos

Esquerda.net 19 mar 2024, 10:00

Foto: @ElNecio_Cuba/X

Via Esquerda.Net

Num protesto espontâneo, centenas de pessoas dos bairros operários de Santiago, a segunda maior cidade de Cuba, saíram às ruas entoando palavras de ordem como “luz e comida” e “temos fome”. O protesto deve-se às constantes interrupções no fornecimento de eletricidade, com apagões que chegam a durar doze horas por dia e estragam a comida congelada. Por outro lado, critica-se o esquema de racionamento de alimentos como o pão ou o leite para as crianças, que muitas vezes não chega às pessoas que dele necessitam.

Nenhuma organização da oposição cubana reivindicou a autoria deste protesto, cujas exigências se cingiram ao custo de vida e a estas dificuldades sentidas pela população. Apesar disso, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel reagiu aos protestos afirmando que “nas últimas horas temos visto como terroristas radicados nos EUA, que já denunciámos noutras ocasiões, incentivam ações contra a ordem interna do país”.

“A disposição das autoridades do Partido, do Estado e do Governo é atender as reclamações no nosso povo, escutar, dialogar, explicar as numerosas medidas que se realizam para melhorar a situação, sempre num ambiente de tranquilidade”, prosseguiu o presidente de Cuba.

E as manifestações de domingo foram de facto pacíficas, com as pessoas a dirigirem-se à sede do PC cubano em Santiago, onde alguns dirigentes procuraram acalmar os manifestantes. E não tardou muito até à luz voltar a Santiago e a venda de alimentos ser retomada.

A principal dirigente do PC cubano em Santiago, Beatriz Johnson Urrutia, afirmou nas redes sociais que “a população de Santiago de Cuba foi respeitadora e ouviu atentamente a informação dada pela direção do município sobre a distribuição do cabaz” e também do fornecimento de eletricidade, tendo em conta as dificuldades das centrais termoelétricas e a falta de combustível. Outros dirigentes atribuíram responsabilidades ao “bloqueio genocida” dos EUA e também à ingerência da embaixada deste país em Havana, a quem acusam de “interferir nos assuntos internos do país e incitar à desordem social”.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão