Quem são os premiados no 5º Prêmio Marielle Franco
Distinção será concedida nesta quarta-feira, em cerimônia na CLDF que também terá lançamento de edição especial da Revista Movimento do Mês da Consciência Negra
Imagem: Reprodução
A 5ª edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será realizada nesta quarta-feira (13). A distinção é um reconhecimento público e oficial da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ao trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação.
Ao todo, 15 personalidades e organizações receberão a distinção em solenidade a ser realizada no Plenário da Casa, a partir das 19h. Os prêmios são divididos nas categorias: ativistas, organizações da sociedade civil, serviço público, trabalho acadêmico, arte e cultura, jornalismo e empresas.
Segundo os integrantes da CDH, o objetivo da homenagem, ao reconhecer publicamente trabalhos desenvolvidos no Distrito Federal, é incentivar que mais pessoas, organizações e servidores públicos se engajem na defesa dos direitos humanos.
“Para nós, também é importante proteger o/as ativistas que hoje assumem essa defesa como suas, uma vez que há perseguição e ameaças por sua atuação”, diz a justificativa do prêmio.
Edição especial da Revista Movimento
Como atividade de abertura da premiação, haverá o lançamento da edição especial que a Revista Movimento lançou no Mês da Consciência Negra. Com o tema “Marxismo Negro”, a edição é escrita inteiramente por autoras e autores negras e negros e voltada para o enfrentamento ao racismo em todos os espaços sociais.
“Os textos abordam teorias nacionais e internacionais sobre a luta antirracista, perpassam a questão da intolerância religiosa, do feminismo negro, do racismo ambiental e dos povos indígenas e quilombolas”, explica do deputado distrital e presidente da CDH, Fabio Félix (PSOL). “Venham adquirir sua edição e prestigiar mais uma emocionante solenidade em reconhecimento às defensoras e aos defensores de direitos humanos do DF”, completa.
Saiba quem será premiado nesta noite:
Organização da Sociedade Civil
Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna)
Instituto Prios de Políticas Públicas e Direitos
Movimento Autônomo de Mães Ativistas (Mama-DF)
Ativista
Ana Flávia Magalhães Pinto
Adna Santos (Mãe Baiana)
Pastora Wall Moraes
Serviço Público
Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois
Centro Educacional do Lago Norte (Cedlan)
Arte e Cultura
Martinha do Coco
Sambadeiras de Roda
Trabalho Acadêmico
Guilherme Lemos
Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos
Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (Taata Nkosi Namba)
Empresa
Livraria Circulares
Jornalismo
Rita Yoshimine e equipe de reportagem