Estudantes acampam na USP pela Palestina 
WhatsApp Image 2024-05-07 at 19.01.59

Estudantes acampam na USP pela Palestina 

O movimento ocupa agora o prédio de Geografia e História da Universidade exigindo o fim de relações acadêmicas com a universidade de Haifa, que viola direitos palestinos e são cúmplices do genocídio atual.

7 maio 2024, 19:07

A iniciativa, realizada por mais 40 organizações estudantis, que integram o comitê “Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino (ESPP)”, surge inspirada nos movimentos ao redor do mundo que explodiram nos Estados Unidos e hoje estão na Grã Bretanha, França, Espanha, Irlanda, Alemanha, Holanda, Austrália, Japão, México e diversos outros países.

Os estudantes dizem que os convênios da USP com universidades e organizações israelenses, a exemplo do ‘Israel Corner’, ajudam a desenvolver tanto a tecnologia empregada por Israel no genocídio palestino, como as bases científicas e acadêmicas de sustentação da ideologia e do Estado sionista perpetuando a produção de conhecimento voltada ao genocídio e ao apartheid racista do sionismo.

Na próxima quinta-feira, dia 9, aconteceria a reunião da Congregação da FFLCH, instância máxima de deliberação da Faculdade, mas foi subitamente desmarcada logo após o inicio da mobilização estudantil. 

Os estudantes pedem o apoio da comunidade acadêmica e de todos que estejam contra o genocídio em Gaza, Palestina e a recente ofensiva à Rafah, local mais populoso da Palestina, com 610 mil crianças e mais de um milhão de refugiados. 


TV Movimento

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!
Editorial
Israel Dutra | 09 mar 2026

Uma nova esperança

A independência do PSOL é uma conquista a ser defendida
Uma nova esperança
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores