MP denuncia jornalista perseguido por Carla Zambelli em rua de SP
Carla Zambelli

MP denuncia jornalista perseguido por Carla Zambelli em rua de SP

Luan Araújo pode ser condenado por injúria antes mesmo de bolsonarista ser responsabilizada por ameaçá-lo com arma de fogo

Tatiana Py Dutra 18 maio 2024, 14:00

Foto: Conjur/Reprodução

O dramaturgo Nelson Rodrigues, dentre muitos personagens, criou o marcante Sobrenatural de Almeida. Tratava-se de um fantasma a quem o cronista atribuía responsabilidade por qualquer coisa ruim que acontecesse contra o Fluminense, seu time do coração.Eu, cá com meus botões, imagino que haja assombração correlata amaldiçoando certos setores do Judiciário.

Foi o que me ocorreu ontem (15), ao ler a coluna de Rogério Gentile, no UOL, e me deparar com a notícia de que o Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a condenação do jornalista Luan Araújo – aquele contra quem a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e um de seus seguranças miraram seus revólveres até encurralá-lo em bar dos Jardins, em São Paulo, na véspera do segundo turno da última eleição presidencial.

Ainda que – descumprindo decisão da Justiça Eleitoral, que proibia o porte de arma de fogo no período – a parlamentar de extrema direita tenha ameaçado a vida do rapaz após uma discussão política banal, ele pode ser condenado pelos crimes de injúria e difamação antes mesmo que uma improvável condenação pese contra ela.

Zambelli foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Mas ela, por sua vez, decidiu processar o jornalista após se sentir ofendida por um texto publicado pelo rapaz após o episódio. Nele, Luan disse que a deputada “segue uma seita de doentes de extrema direita” e que “segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades”. Acrescentou ainda que ela se aproveitara da véspera da eleição para “fazer o picadeiro clássico de uma extrema-direita (sic) mesquinha, maldosa e que é mercadora da morte”.

Na ação,  Zambelli disse que as afirmações são ofensivas e irresponsáveis, e minimizou a sua própria ação, dizendo que mesmo “traumatizante, o envolvimento prévio entre as partes [referindo-se à perseguição armada] não garante à suposta vítima um direito imutável de ofender gratuitamente seu suposto ofensor”.

No dia 6 de maio, o promotor Roberto Bacal deu um parecer favorável à condenação do jornalista. Segundo ele, “desde o início do desentendimento, houve uma ofensa gratuita e dolosa contra a deputada” e que “ houve excesso de linguagem” no texto publicado na sequência. Cabe relembrar aqui que Luan é negro e que, no Brasil, a Justiça para quem não é branco corre em uma cadência diferente, acelerada e inclinada a condenação.

Procurado pela coluna, Luan Araújo diz o óbvio: não cometeu crime algum. Disse que apenas exerceu seu trabalho profissional, amparado pela liberdade de expressão – um valor bastante defendido pela extrema direita, mas só quando lhe convém.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores