Presos mais dois acusados de envolvimento no assassinato de Marielle
tmazs_abr_140320193394

Presos mais dois acusados de envolvimento no assassinato de Marielle

PGR apresentou denúncia contra alvos. Procuradoria também pediu condenação de irmãos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa

Tatiana Py Dutra 9 maio 2024, 12:39

Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (9), a Polícia Federal (PF) executou dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos envolvidos nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em março de 2018. As ordens de prisão foram emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Um dos mandados, cumprido no Rio de Janeiro, teve como alvo Robson Calixto da Fonseca, conhecido como “Peixe”, ex-assessor do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Domingos Brazão. A outra ordem de prisão foi levada ao presídio federal de Campo Grande, onde o policial militar Ronald Paulo Alves Pereira, já cumpre pena por homicídio e ocultação de cadáver. Segundo investigações, Pereira foi chefe da milícia da Muzema, na zona oeste do Rio. 

Ambos os presos são suspeitos de monitorar Marielle e planejar o atentado. Peixe e Pereira – juntamente com os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, e do ex-delegado da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, presos desde março – foram denunciados pela PGR pelo assassinato da vereadora. 

Na denúncia entregue ao ministro do STF Alexandre de Moraes, na última terça-feira, a PGR aponta os irmãos Brazão como integrantes de uma facção criminosa, e apresenta entendimento de que por sua relação com os executores, como os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz;, e outras circunstâncias (como telefonemas, movimentação de veículos e pagamentos), eles seriam os mandantes do crime. A procuradoria recomenda que eles e Barbosa sejam processados e condenados. Outro envolvido já detido é o bombeiro Maxwell Simões Corrêa, acusado de colaborar na destruição de provas relacionadas ao crime.

A PGR acredita que a motivação para a morte de Marielle está ligada à exploração imobiliária em áreas comandadas pela milícia. Em um de seus depoimentos, Ronnie Lessa informou que a vereadora contrariou interesses dos Brazão ao defender a ocupação de terrenos por pessoas de baixa renda.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi