Contra a privatização das esolas no Paraná!
manifestantes-protestaram-contra-a-privatizacao-da-gestao-de-escolas-no-parana-1717522717176_v2_450x450.jpg

Contra a privatização das esolas no Paraná!

O projeto do governador Ratinhop Jr. é um ataque sem precedentes à educação pública no estado

Direção do MES Curitiba 8 jun 2024, 11:19

Foto: Valdir Amaral

Na última terça-feira (04), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Programa “Parceiro da Escola” apresentado pelo governador Ratinho Júnior. O projeto é um ataque sem precedentes à educação pública no Paraná: privatiza a gestão das escolas, transformando a rede estadual de ensino em um balcão de negócios dos interesses do empresariado e prevê repasses milionários de recursos públicos para as empresas, ameaçando a carreira de milhares de professores e o próprio futuro das escolas públicas.

Trabalhadores em greve e estudantes deram uma demonstração de forças em um grande ato que reuniu mais de 20 mil pessoas na segunda-feira (03) em Curitiba e que ocupou a ALEP exigindo a retirada do projeto de lei, que seria apreciado à portas fechadas naquele mesmo dia. Em uma manobra antidemocrática, o deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da casa, suspendeu a sessão que foi retomada posteriormente de maneira remota, onde a base do governo, sem estar cara a cara com estudantes e professores, aprovou o projeto em primeiro turno.

Desde a deflagração da greve das professoras e professores da rede estadual de ensino, as ameaças das diretorias dos núcleos regionais de educação contra a categoria, o assédio da secretaria de educação contra pais e responsáveis por meio de disparos em massa de fake news, e as tentativas de criminalizar a greve, como os pedidos de prisão contra dirigentes sindicais, tem sido a prática do governo para barrar a luta contra a privatização das escolas e impor de maneira violenta um projeto que ataca os direitos do povo paranaense.

A repressão e a perseguição contra estudantes e trabalhadores são parte fundamental da receita do programa neoliberal. Em um estado que têm servido de laboratório do desmonte da educação pública, a criminalização da luta serve como contenção da reação social aos ataques do governo.
A organização pelas bases e a mobilização são a única resposta capaz de barrar o projeto privatista e o governador Ratinho Junior sabe disso; por isso tenta intimidar aquelas e aqueles que lutam.

Mesmo diante das ameaças e intimidações, não abaixaremos a cabeça! Seguiremos nos organizando no chão da escola para barrar na luta a privatização da educação pública! É fundamental a unidade entre o movimento estudantil, professores e demais trabalhadores das escolas para colocar Ratinho Júnior contra a parede e exigir a revogação do projeto! O Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou o governo do Paraná a abrir mesa de negociação com a APP Sindicato. A pressão nas ruas será fundamental para enfrentar os interesses dos empresários sedentos pelo lucro!

Nossa escola não está à venda!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi