Sâmia Bomfim propõe criação de delegacias especializadas em crimes raciais 
Samia10

Sâmia Bomfim propõe criação de delegacias especializadas em crimes raciais 

Unidades, com funcionamento 24h, seriam dedicados a atendimento de casos de racismo, xenofobia e LGBTfobia

Tatiana Py Dutra 28 jun 2024, 12:18

Foto: Ascom Sâmia Bomfim

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou um projeto de lei para garantir a criação e o funcionamento 24 horas das Delegacias de Crimes Raciais e de Delitos de Intolerância (Decrais) em todo o país. Nas cidades menores, o projeto prevê a implantação de ao menos uma sala especializada com funcionamento ininterrupto. 

As unidades seriam dedicadas a investigar crimes causados por discriminação de raça, orientação sexual, religião e nacionalidade. O texto prevê que os policiais dessas delegacias recebam “treinamento adequado para permitir o acolhimento e escuta especializada”, evitando revitimização durante o atendimento.

Os recursos para a criação das Decrais viriam do Fundo Nacional de Segurança Pública. O projeto ainda propõe convênios com a Defensoria Pública da União, órgãos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Poder Judiciário, para que possam conceder acompanhamento psicológico e jurídico às vítimas.

Na justificativa do projeto, Sâmia menciona casos recentes de homofobia, como o assassinato do jovem Leonardo Nunes, de 24 anos, após um encontro marcado por meio de um aplicativo de relacionamento, em Sâo Paulo.

“As delegacias são mecanismos importantes de acolhimento às minorias por parte Estado, por isso, não devem se restringir aos grandes centros”, acrescentou Sâmia a CartaCapital. “Precisamos replicar esse modelo de atendimento em todo o Brasil para que a população LGBT+ seja, um dia, plenamente empoderada de seus direitos”, diz trecho do projeto.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores