SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo
AlexandredeMorais

SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo

Ministro Alexandre de Moraes levou em consideração ações do PSOL e PT questionando a  constitucionalidade dessas instituições

Redação da Revista Movimento 26 jun 2024, 12:20

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na segunda-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e à Assembleia Legislativa que enviem justificativas sobre a criação do modelo de escolas cívico-militares, estabelecendo um prazo de dez dias para a resposta.

A decisão de Moraes foi impulsionada por uma ação do PT, que questiona a constitucionalidade desse modelo educacional, um tema que também é debatido em uma ação protocolada pelo PSOL na Corte.

No processo em questão, o relator, ministro Gilmar Mendes, determinou o mesmo prazo para a manifestação do governo estadual. Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também apresentarão suas opiniões sobre o assunto.

A Assembleia Legislativa aprovou a criação das escolas cívico-militares no mês passado, e o projeto foi sancionado pelo governador. O PT argumenta que a Lei Complementar nº 1.398/24 é inconstitucional, pois usurpa a competência do Congresso para legislar sobre modelos educacionais. A legenda também sustenta que os militares designados para trabalhar nas escolas militarizadas terão salários superiores aos dos professores da rede estadual.

“O mês trabalhado poderá ser superior a R$ 6 mil mensais – valor esse que ainda se somará aos soldos dos policiais militares da reserva. O valor é 13% maior do que o piso salarial dos professores da rede estadual com jornada de 40 horas semanais, atualmente R$ 5,3 mil”, afirma o partido. Após receber as manifestações, Moraes deverá decidir a questão.

Na época da sanção, o governo estadual comunicou que a implementação do novo modelo ocorrerá de forma gradual, com o “consentimento expresso das comunidades escolares por meio de consultas públicas”.

“A iniciativa da escola cívico-militar está alinhada ao Plano Estadual de Educação. É uma iniciativa altamente democrática, que dá opção às famílias e incrementa o portfólio de escolas da rede pública. A escola cívico-militar tem o propósito de melhorar o aprendizado e o ambiente escolar, além de reduzir a violência”, afirmou o secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi