SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo
AlexandredeMorais

SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo

Ministro Alexandre de Moraes levou em consideração ações do PSOL e PT questionando a  constitucionalidade dessas instituições

Redação da Revista Movimento 26 jun 2024, 12:20

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na segunda-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e à Assembleia Legislativa que enviem justificativas sobre a criação do modelo de escolas cívico-militares, estabelecendo um prazo de dez dias para a resposta.

A decisão de Moraes foi impulsionada por uma ação do PT, que questiona a constitucionalidade desse modelo educacional, um tema que também é debatido em uma ação protocolada pelo PSOL na Corte.

No processo em questão, o relator, ministro Gilmar Mendes, determinou o mesmo prazo para a manifestação do governo estadual. Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também apresentarão suas opiniões sobre o assunto.

A Assembleia Legislativa aprovou a criação das escolas cívico-militares no mês passado, e o projeto foi sancionado pelo governador. O PT argumenta que a Lei Complementar nº 1.398/24 é inconstitucional, pois usurpa a competência do Congresso para legislar sobre modelos educacionais. A legenda também sustenta que os militares designados para trabalhar nas escolas militarizadas terão salários superiores aos dos professores da rede estadual.

“O mês trabalhado poderá ser superior a R$ 6 mil mensais – valor esse que ainda se somará aos soldos dos policiais militares da reserva. O valor é 13% maior do que o piso salarial dos professores da rede estadual com jornada de 40 horas semanais, atualmente R$ 5,3 mil”, afirma o partido. Após receber as manifestações, Moraes deverá decidir a questão.

Na época da sanção, o governo estadual comunicou que a implementação do novo modelo ocorrerá de forma gradual, com o “consentimento expresso das comunidades escolares por meio de consultas públicas”.

“A iniciativa da escola cívico-militar está alinhada ao Plano Estadual de Educação. É uma iniciativa altamente democrática, que dá opção às famílias e incrementa o portfólio de escolas da rede pública. A escola cívico-militar tem o propósito de melhorar o aprendizado e o ambiente escolar, além de reduzir a violência”, afirmou o secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"