SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo
AlexandredeMorais

SP tem 10 dias para explicar modelo de escolas cívico-militares ao Supremo

Ministro Alexandre de Moraes levou em consideração ações do PSOL e PT questionando a  constitucionalidade dessas instituições

Redação da Revista Movimento 26 jun 2024, 12:20

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na segunda-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e à Assembleia Legislativa que enviem justificativas sobre a criação do modelo de escolas cívico-militares, estabelecendo um prazo de dez dias para a resposta.

A decisão de Moraes foi impulsionada por uma ação do PT, que questiona a constitucionalidade desse modelo educacional, um tema que também é debatido em uma ação protocolada pelo PSOL na Corte.

No processo em questão, o relator, ministro Gilmar Mendes, determinou o mesmo prazo para a manifestação do governo estadual. Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também apresentarão suas opiniões sobre o assunto.

A Assembleia Legislativa aprovou a criação das escolas cívico-militares no mês passado, e o projeto foi sancionado pelo governador. O PT argumenta que a Lei Complementar nº 1.398/24 é inconstitucional, pois usurpa a competência do Congresso para legislar sobre modelos educacionais. A legenda também sustenta que os militares designados para trabalhar nas escolas militarizadas terão salários superiores aos dos professores da rede estadual.

“O mês trabalhado poderá ser superior a R$ 6 mil mensais – valor esse que ainda se somará aos soldos dos policiais militares da reserva. O valor é 13% maior do que o piso salarial dos professores da rede estadual com jornada de 40 horas semanais, atualmente R$ 5,3 mil”, afirma o partido. Após receber as manifestações, Moraes deverá decidir a questão.

Na época da sanção, o governo estadual comunicou que a implementação do novo modelo ocorrerá de forma gradual, com o “consentimento expresso das comunidades escolares por meio de consultas públicas”.

“A iniciativa da escola cívico-militar está alinhada ao Plano Estadual de Educação. É uma iniciativa altamente democrática, que dá opção às famílias e incrementa o portfólio de escolas da rede pública. A escola cívico-militar tem o propósito de melhorar o aprendizado e o ambiente escolar, além de reduzir a violência”, afirmou o secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores