Lei Vini Jr, de combate ao racismo nos esportes, é sancionada no Rio Grande do Sul
Lei Vini Jr RS

Lei Vini Jr, de combate ao racismo nos esportes, é sancionada no Rio Grande do Sul

Proposta pela deputada Luciana Genro, a iniciativa é inspirada em legislação aprovada no RJ pelo deputado do PSOL Professor Josemar.

Mandato Luciana Genro 10 jul 2024, 14:09

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul agora tem uma lei que estabelece um protocolo de combate ao racismo nos esportes. A Lei Vini Jr, proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), foi sancionada pelo governador Eduardo Leite na segunda-feira (8). O projeto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa, por unanimidade, em junho, um dia após serem anunciadas as prisões de três pessoas por racismo contra o jogador brasileiro Vini Jr na Espanha.

“Claro que não queremos que casos de racismo aconteçam, mas se eles acontecerem, é importante que exista esse protocolo para combatê-los nos esportes. É também uma questão didática, de combater o racismo de forma educativa no âmbito do esporte, assim como a LGBTfobia e o machismo”, afirmou a deputada no ato de sanção da lei.

A deputada federal Fernanda Melchionna e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram presentes para prestigiar a sanção da lei. O projeto foi baseado em legislação semelhante à já aprovada no Rio de Janeiro, de autoria do deputado do PSOL Professor Josemar.

A lei determina que a partida seja interrompida até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos. Se, mesmo após essas duas medidas, a situação seguir, a partida deverá ser encerrada. Caso a ocorrência seja registrada antes do início da partida, o árbitro poderá cancelar o jogo a depender da gravidade do caso. Os organizadores e administradores dos estádios deverão divulgar o protocolo de que trata a lei por meio de recursos visuais de amplo alcance.

Representantes do Grêmio e do Internacional, os dois maiores times gaúchos, estiveram no ato de assinatura da sanção. O vice-presidente de Gestão do Inter, Ivandro Morbach, colocou o time à disposição para promover a ampla divulgação da lei, enquanto Alexandre Bugin, presidente do conselho deliberativo do Grêmio, relatou que o clube irá colocar em seu estatuto o combate às discriminações. O Grêmio também foi representado por Juliano Ferrer, Coordenador do projeto Clube de Todos, e pela advogada Bruna Kellermann.

Estiveram presentes no ato a jogadora do Atlético da Mariana, Camila Alcântara, o jogador Gian Martins, que atua em Israel, o ex-jogador Diguinho e o presidente do Esporte Clube Magia e da Ligay Carlos Renan Evaldt. As advogadas Mariju Maciel e Marina Maciel, que atuam no Direito esportivo, também compareceram. 

“Sabemos que 97% dos jogadores de futebol recebem menos de dois salários mínimos. Precisamos que essa lei também chegue para eles”, disse Mariju. “Para nós que jogamos futebol e que não estamos no centro, não estamos nos grandes clubes, essa lei contra a discriminação vai fazer muita diferença”, complementou Camila Alcântara.

Gilvandro Antunes, coordenador do Movimento Vidas Negras Importam, destacou a importância da lei. 

“É impossível combater o racismo sem que o Estado seja parte desse combate. E essa lei vem fazer com que o Estado seja parte desse combate ao racismo, que muitas vezes vem só da sociedade e do movimento negro”, afirmou.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi