Educação ou controle? Uma crítica ao modelo cívico-militar nas escolas de SP
escola civico-militar2

Educação ou controle? Uma crítica ao modelo cívico-militar nas escolas de SP

Modelo adota práticas que assemelham escolas a instituições carcerárias, com forte ênfase em disciplina e vigilância. Essa estratégia reflete uma visão punitiva e securitária, que acredita que a solução para os problemas escolares está na imposição de um controle autoritário

Lucas Rosin 15 ago 2024, 10:06

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Recentemente, o desembargador Figueiredo Gonçalves, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a suspensão do programa de escolas cívico-militares implementado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão, que permanecerá em vigor até que o Supremo Tribunal Federal julgue uma ação sobre o tema, foi tomada a pedido do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, o Apeoesp. A entidade argumenta que a criação dessa modalidade de ensino é inconstitucional, pois não está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ou em qualquer outra legislação federal.

O modelo cívico-militar adota práticas que assemelham as escolas a instituições carcerárias, com forte ênfase em disciplina e vigilância. Essa estratégia reflete uma visão punitiva e securitária, que acredita que a solução para os problemas escolares está na imposição de um controle autoritário. No entanto, ao invés de enfrentar as causas profundas dos problemas educacionais, como desigualdade social e falta de recursos, o projeto recorre a métodos que reforçam a conformidade e a obediência.

Freire e Foucault: Uma Visão Crítica da Educação

Paulo Freire oferece uma crítica contundente a modelos educativos que priorizam o controle sobre a emancipação. Em “Pedagogia do Oprimido”, Freire critica o que ele chama de “educação bancária”, onde o ensino é visto como um depósito de informações, com alunos como recipientes passivos. Para Freire, uma educação libertadora deve fomentar o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.

Um exemplo prático dessa visão é o trabalho de Freire com adultos analfabetos em regiões rurais do Brasil. Em suas experiências, Freire desenvolveu um método de ensino que não apenas buscava alfabetizar, mas também estimular a consciência crítica dos participantes sobre suas realidades sociais e políticas. Ele criou um ambiente de aprendizagem onde os alunos eram encorajados a questionar, discutir e refletir sobre suas próprias vidas e o mundo ao seu redor, promovendo uma educação que empoderava e transformava, ao invés de submeter.

Com relação à crítica ao modelo punitivo de educação representado pelas escolas cívico-militares, convém referenciar as reflexões de Michel Foucault sobre o papel das instituições na normatização dos indivíduos. Em “Vigiar e Punir”, Foucault discute como escolas, prisões e outras instituições funcionam como mecanismos de poder que moldam e disciplinam os corpos e as mentes. Ele mostra como esses espaços são projetados para controlar e vigiar, transformando a educação em uma ferramenta de submissão social.

No contexto das escolas cívico-militares, as ideias de Foucault revelam como a militarização da educação não apenas reforça uma estrutura de poder autoritário, mas também impõe uma lógica de controle que vai muito além da sala de aula. As práticas de vigilância, a hierarquia rígida e a ênfase na disciplina criam um ambiente em que os estudantes são treinados para a conformidade e a obediência, reduzindo as oportunidades para o desenvolvimento de uma consciência crítica e criativa. Esse modelo transforma a escola em uma extensão do aparato estatal de controle, onde a educação deixa de ser um meio de libertação e passa a ser um instrumento de dominação.

Conclusão

O contraste entre o modelo cívico-militar e a visão de Freire sobre uma educação libertadora é evidente. Enquanto Freire propõe uma educação que emancipa e promove a transformação social, o projeto paulista se alinha com uma lógica de controle e submissão. A impressão é clara: estamos retrocedendo, movendo-nos em direção a um sistema educacional que reprime a criatividade e o pensamento crítico, em vez de fomentar a autonomia e a liberdade.

Para que possamos avançar na construção de uma educação verdadeiramente emancipadora, é fundamental reavaliar e questionar essas políticas que, em vez de resolver problemas estruturais, acabam reforçando práticas que limitam o potencial humano. A verdadeira solução para os desafios educacionais passa pelo enfrentamento das desigualdades e pela promoção de uma educação que respeite e desenvolva a capacidade crítica e criativa dos alunos.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi