Justiça condena Nego Di por ofensas contra Luciana Genro
Nego Di

Justiça condena Nego Di por ofensas contra Luciana Genro

Influenciador publicou vídeo no YouTube chamando a deputada gaúcha de “velha sem vergonha” e “maconheira”. Sentença inclui pena de prisão e multa

Redação da Revista Movimento 27 ago 2024, 08:00

Foto: Reprodução

A 4ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre condenou o “humorista” e influenciador Dilson Alves da Silva Neto, Nego Di, por injúria e difamação por ofensas proferidas contra a deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Em março, ele publicou um vídeo no YouTube em que a chamava de “velha sem vergonha” e “maconheira”.

Apesar de a defesa do humorista alegar que o comentário tinha cunho humorístico, no entendimento do  juiz Eduardo Furian Pontes, o vídeo prejudicou a reputação da deputada e afetou sua carreira, uma vez que foi publicado em uma plataforma de grande visibilidade. Acrescentou ainda que suas palavras ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e ofenderam a honra da deputada.

A pena – de um ano, um mês e dois dias de detenção em regime aberto – deve ser convertida em serviços comunitários e pagamento multa de cinco salários mínimos, além de uma indenização de R$ 10 mil. 

A sentença foi proferida na última sexta-feira (23). Mas o humorista está preso. Ele foi conduzido para o presídio de Canoas em 14 de julho por suspeita de estelionato. Conforme a investigação, Nego Di e um sócio, Anderson Bonetti, abriram uma loja online. As vendas eram efetuadas mas os itens nunca eram entregues nem os valores devolvidos A Polícia Civil calcula que os prejuízos dos cientes são da ordem de R$ 330 mil.

“Espero que essa condenação sirva de lição para todos os caluniadores e difamadores que acham que as redes são terra sem lei”, comentou Luciana nas redes sociais.


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 09 set 2024

07/09 de Bolsonaro: a extrema direita levanta a cabeça, hora da esquerda afirmar seu programa

O ato esvaziado em São Paulo aconteceu em meio à divisão eleitoral do bolsonarismo na cidade
07/09 de Bolsonaro: a extrema direita levanta a cabeça, hora da esquerda afirmar seu programa
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade