Manifestação da extrema direita em SP é menor que o esperado
foto-paulista-6-848x477-1

Manifestação da extrema direita em SP é menor que o esperado

Bolsonarismo reuniu público bem menor no ato do 7 de setembro em São Paulo

Redação da Revista Movimento 8 set 2024, 10:46

Foto: Poder360/Reprodução

A manifestação convocada pelo bolsonarismo para a Avenida Paulista neste feriado da Independência foi bem menor do que esperado pela extrema direita. Mesmo com grande atenção política devido à disputa eleitoral de São Paulo e caravanas de outras cidades e estados, o ato verde e amarelo contou com menos de 60 mil pessoas, segundo cálculos do Poder360.

A última manifestação, realizada em fevereiro na mesma avenida, reuniram cerca de 350 mil apoiadores segundo a mesma fonte, mais de cinco vezes maior que o ato de ontem.

Repetindo o mesmo roteiro, o principal alvo dos reacionários foi o STF. Os pedidos de impeachment de Alexandre de Moraes e anistia aos presos da intentona do 8 de janeiro se combinaram às críticas ao bloqueio do X e à inelegibilidade de Bolsonaro. Como evidência do atual momento defensivo da extrema direita, o fogo direto contra Lula foi secundário perante as pautas “jurídicas” do bolsonarismo.

No cenário político de São Paulo, o ato marcou a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no caminhão de som ao lado da família Bolsonaro, parte de sua busca pelo voto bolsonarista que hoje se divide entre ele e Pablo Marçal. Por receio de vaias, a presença do prefeito não foi anunciada. Já Marçal chegou à Avenida Paulista no final do ato e não subiu no palanque bolsonarista.

As últimas pesquisas eleitorais da capital paulista indicam um empate triplo entre Nunes, Marçal e Guilherme Boulos, o candidato do PSOL que lidera a disputa. As últimas semanas foram marcadas pelas disputas internas no bolsonarismo, com defecções a favor de Marçal, mas a ação no 7 de setembro demonstra que Nunes ainda continua com o apoio prioritário do ex-presidente inegelível.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 31 maio 2025

Há uma guerra em curso contra o meio ambiente

As respostas à emergência climática tornam-se lutas cada vez mais centrais perante os ataques do capital e dos governos
Há uma guerra em curso contra o meio ambiente
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza