Solidariedade à Vereadora Luana Alves (PSOL/SP)
A vereadora de São Paulo está sendo perseguida por denunciar LGBTfobia na Câmara dos Vereadores da cidade
Luana Alves está sendo alvo de uma grave perseguição política movida pela direita bolsonarista na Câmara Municipal de São Paulo, sob a influência da base aliada do prefeito Ricardo Nunes.
A tentativa de ameaçar e intimidar o mandato da vereadora Luana é um ataque não apenas à sua atuação combativa e coerente, mas também aos princípios democráticos que devem reger o legislativo. Luana tem se destacado por sua firme defesa dos direitos humanos e por denunciar o preconceito e a intolerância. O episódio em questão, no qual ela corretamente apontou a postura LGBTfóbica de uma vereadora do PL, que ameaçou acionar o Conselho Tutelar contra famílias homossexuais que levaram seus filhos à Parada do Orgulho LGBTQIA+, é apenas mais uma demonstração de seu compromisso com a justiça e a igualdade.
É inadmissível que uma representante eleita seja perseguida por cumprir seu dever de denunciar crimes de ódio, como a homofobia. Lembramos que a LGBTfobia é crime no Brasil, e a ação da vereadora Luana ao intervir nesse caso é um ato de coragem e de defesa dos direitos constitucionais das minorias, que frequentemente são alvo de discursos de ódio e discriminação.
A tentativa de silenciá-la é, na verdade, uma tentativa de calar todas as vozes que lutam por um país mais justo, inclusivo e livre de opressões.
Não nos calaremos frente a qualquer forma de repressão. Estamos ao lado de Luana e de todas e todos que lutam por uma sociedade livre de preconceitos e ódios.
Coordenação da Capital MES/SP