Comissão aprova PL de Sâmia Bomfim que garante meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
Sâmia - Por mais mulheres nos estádios

Comissão aprova PL de Sâmia Bomfim que garante meia-entrada para mulheres em jogos de futebol

Proposta busca incentivar a presença feminina nos estádios, combater o machismo no esporte e reparar um longo histórico de exclusão institucional

Mandato Sâmia Bomfim 8 nov 2024, 14:00

Foto: Ale Bastos/Divulgação

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher) da Câmara aprovou, em 30 de outubro, o Projeto de Lei (PL) 168/2023, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que assegura o direito de meia-entrada para mulheres nos jogos de futebol em todo o país. A proposta busca incentivar a participação feminina nas arenas esportivas, reforçando a presença das torcedoras nos estádios e combatendo um longo histórico de exclusão.

“Aprovado! Nosso PL que prevê a meia-entrada para mulheres em estádios de futebol, avançou”, comemorou Sâmia em suas redes. “O benefício poderá ser concedido em até 50% do total dos ingressos disponíveis para cada jogo, de clubes e instituições de toda ordem no território brasileiro. É um passo importante para o incentivo da participação feminina no futebol, num país marcado pelo machismo dentro e fora de campo, onde a prática do esporte foi proibida para mulheres por muitos anos.”

A proposta é fruto de uma parceria com Analu Tomé, conselheira do Corinthians e cofundadora do movimento Toda Poderosa Corinthiana, que procurou o mandato da deputada para discutir a ideia e formalizar o projeto. A justificativa do PL remonta a um passado de discriminação contra as mulheres no esporte, uma vez que o futebol feminino foi proibido no Brasil por 38 anos, sendo considerado “incompatível com as condições da natureza feminina”, conforme o Decreto-Lei 3.199 de 1941. Esse período de exclusão institucional contribuiu para consolidar a visão do futebol como um ambiente predominantemente masculino.

“Ainda hoje, mulheres que vão a estádios desacompanhadas de homens são vistas com desconfiança, como se fossem ‘intrusas’ em um espaço que deveria acolhê-las”, destaca Sâmia no projeto. 

A deputada observa que, embora existam iniciativas pontuais de clubes, como meia-entrada no Dia Internacional da Mulher, a inclusão de um benefício permanente de meia-entrada é fundamental para tornar o futebol mais acessível e inclusivo.

Não é não!

A deputada encabeça ainda outras iniciativas relacionadas à segurança das mulheres nos estádios. Seu PL 2448/2022, que estabelece medidas para combater o assédio e a importunação sexual nas arenas esportivas, já foi aprovado pela mesma comissão. A proposta estabelece protocolos de proteção às torcedoras e treinamentos específicos para os agentes de segurança, com o objetivo de criar um ambiente seguro e livre de assédios.

Agora, ambos os projetos aguardam apreciação pelos membros da Comissão do Esporte e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na sequência, as propostas deverão ser encaminhadas diretamente para a análise final do Senado.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi