Um singelo registro dos 25 anos do MES
49086283948_f1b22083ca_6k-1200x630-1

Um singelo registro dos 25 anos do MES

Nesse final de ano, reorganizando os arquivos da organização e pessoais, não poderia deixar de registrar os 25 anos do MES nessa coluna

Leandro Fontes 23 dez 2024, 13:39

Foto: MES/Reprodução

No dia 06 de novembro de 2024, o Movimento Esquerda Socialista, tendência interna do PSOL, completou 25 anos. Não é fácil uma corrente trotskista e da esquerda radical chegar nessa marca no Brasil, mantendo seus princípios fundacionais que é: aposta nas lutas e na mobilização permanente; na independência de classe; na defesa da democracia nas organizações dos trabalhadores; além da defesa da revolução em oposição as teses de reforma do capitalismo, do internacionalismo proletário materializado nas bandeiras da IV Internacional e do governo dos trabalhadores sem patrões.

Conforme relata em detalhes a Revista Movimento dos 20 anos do MES, entre outros pontos, a corrente surgiu negando a colaboração de classes, a burocratização do PT, dos sindicatos e das entidades estudantis. Portanto, a aposta em novos processos e no reagrupamento dos socialistas não foi obra do acaso. Mas, não só. A defesa do marxismo revolucionário conservou o MES do desvio do oportunismo e do esquerdismo.

Todavia, nessa trajetória de 1/4 de século, a corrente não esteve imune aos erros e insuficiências. Porém, como retratam nossos jornais e revistas de modo crítico, o MES acertou mais do que se equivocou, sobretudo, na ruptura com o PT em 2003 e no papel de protagonismo na fundação do PSOL.

No entanto, a luta de classes nos colocou novos desafios, como a necessidade de derrotar a extrema-direita neofascista, tendo a capacidade de construir unidade de ação com amplos setores, sem perder a bússola da construção de uma alternativa independente e anticapitalista.

Para tanto, o papel do PSOL e dos parlamentares do MES não é pequeno. Assim como do Juntos, da TLS sindical, do Juntas, do Emancipa e do MPL no movimento popular. Tudo isso, se soma na luta para consolidar uma vanguarda marxista na disputa do partido e do movimento de massas.

De tal modo, a imprensa socialista, isto é, o jornal e/ou a revista, é estratégica. Esse é o eixo de conexão entre a prática, teoria e a organização . Por isso, com cinco meses de vida, o MES teve sua 1a revista e logo construiu seu jornal, o “Esquerda Socialista”, publicações pretéritas da Revista Movimento.

Portanto, nessas poucas palavras, a menção das publicações históricas do MES se vincula com o desafio de potencializar a organização e a ação militante, valorizando a tradição e a teoria revolucionária. Tendo, no tempo presente, a Revista Movimento como uma ferramenta de orientação e disputa teórico-política na vanguarda psolista e socialista. Portanto, a Revista Movimento, bem trabalhada, pode ser um trunfo nas mãos da militância que está convencida que a ação revolucionário exige teoria revolucionária conectada com a situação concreta e a luta de classes no Brasil e no mundo.

Viva o Movimento Esquerda Socialista!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores