CLDF fará audiência pública sobre visibilidade trans
Trans

CLDF fará audiência pública sobre visibilidade trans

Evento discutirá meios para evitar marginalização e garantir acesso à educação e mercado de trabalho

Redação da Revista Movimento 23 jan 2025, 10:48

Foto: Reprodução

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediará, no próximo dia 5 de fevereiro, a Audiência Pública “Visibilidade Trans: Políticas afirmativas para superar a exclusão”. O evento tratará sobre como a marginalização de pessoas trans e travestis afeta o acesso à educação e ao mercado de trabalho.

“A evasão escolar, motivada pela transfobia social e falta de suporte familiar e institucional, impede que muitas pessoas trans alcancem níveis de escolaridade que lhes permitam disputar vagas em universidades ou concursos públicos em igualdade de condições”, justifica o deputado Fábio Felix (PSOL).

Conforme o dossiê “Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024 – da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira, da Rede Trans Brasil”, pelo menos 9 mil estudantes trans estão matriculados em escolas públicas das redes estaduais de ensino. Só no Distrito Federal, são 441 alunos matriculados sob nome social.

Tornar a escola um ambiente seguro é fundamental para evitar a evasão. Dados da pesquisa Censo Trans também da Rede Trans Brasil mostra que de um grupo selecionado de 1,1 mil mulheres trans, a maior parte, 63,9% não possuíam o ensino médio completo. Dentre elas, 34,7% não chegaram a concluir sequer o ensino fundamental.

A escolarização aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho, mas, segundo Felix, implementar políticas afirmativas e de cotas para a população trans e travesti nos concursos públicos e universidades federais é uma medida urgente e necessária.

“Por isso, o #Gabinete24 convida você para debater os desafios e soluções que assegurem a inclusão dessa população e combatam a discriminação”, diz.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores