Sâmia Bomfim propõe que checagem de fatos seja obrigatória para a Meta 
Meta

Sâmia Bomfim propõe que checagem de fatos seja obrigatória para a Meta 

Deputada federal acionou MPF propondo critério para big tech operar no Brasil

Redação da Revista Movimento 15 jan 2025, 10:25

Foto: Freepik

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) tomou uma medida que pode ser decisiva para garantir a integridade das informações no Brasil ao acionar o Ministério Público Federal (MPF) para que a Meta, gigante tecnológica controlada pelo bilionário Mark Zuckerberg, seja obrigada a manter uma política profissional e eficaz de checagem de fatos. O objetivo é que a empresa continue operando no país de forma responsável e alinhada com as normas brasileiras.

A parlamentar solicitou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) exija que a Meta regularize suas práticas de uso por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ou que o Poder Judiciário atue para corrigir as mudanças propostas pela empresa. A ação ocorre após o CEO da Meta anunciar, na semana passada, a diminuição das restrições a temas polêmicos como “imigração e gênero” em suas plataformas, incluindo Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads.

Em seu requerimento, Sâmia Bomfim critica duramente a postura unilateral da Meta, que, segundo ela, se baseia em um conceito de “liberdade de expressão total” incompatível com os direitos e a ordem jurídica brasileira. A deputada reforça que a responsabilidade das plataformas digitais sobre o controle de discursos antidemocráticos, falsos e de ódio é  essencial para a preservação da democracia no país.

“Sendo necessária a asseguração da responsabilidade das plataformas sobre a circulação e controle de discursos antidemocráticos, falsos e de ódio em suas redes, consideramos indispensável a atuação do Ministério Público na salvaguarda da ordem jurídica nacional frente a estas mudanças na política da Meta”, conclui.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores