Decretar o estado de emergência climática
Bobcat_Fire,_Los_Angeles,_San_Gabriel_Mountains

Decretar o estado de emergência climática

A emergência climática global afeta principalmente os mais pobres e exige medidas efetivas de combate

Vladimir Safatle 4 fev 2025, 10:33

Foto: Incêndios em Los Angeles. (Wikimedia Commons)

Via FLCMF

Recentemente, o mundo acompanhou Los Angeles em chamas devido a queimadas provocadas pela crise climática que ganharam proporções devastadoras. Pelo menos 28 pessoas morreram e mais de 16 mil estruturas foram destruídas devido a fenômenos extremos, como estiagens prolongadas e ventos intensos, associados à irresponsabilidade da especulação imobiliária que constrói em zonas de alto risco.

Há meses, uma cena similar foi vista no Brasil em meio às queimadas produzidas por fazendeiros no interior de São Paulo. Por muito pouco, os condomínios de Ribeirão Preto não tiveram o mesmo destino que seus amigos californianos.

Essa repetição é a expressão didática de que estamos globalmente conectados em uma espiral de catástrofes. Foi para tal espiral que, ao final, nossos ideais de progresso e desenvolvimento nos levaram.

As catástrofes se retroalimentam de forma didática. As 18 árvores queimadas por segundo na floresta amazônica em 2021 devido à pressão do agronegócio por pasto e grandes áreas para plantações aceleraram o aquecimento climático, criando as condições para que incêndios florestais como o que atravessou Los Angeles ocorram. De certa forma, a árvore derrubada na amazônia queimou na Califórnia.

Diante disso, devemos ter a coragem de assumir que o modelo de ação contra a crise climática foi, até agora, um largo fracasso. Os atores políticos governamentais globais, com seus foros espetaculares de deliberação, suas COPs que sempre terminam decepcionando ativistas ecológicos seriamente engajados, não fizeram e não farão nada que possa efetivamente mudar a direção de uma crise anunciada há décadas.

Eles não farão algo por estarem completamente conectados à preservação de um modelo econômico, com seu extrativismo, sua dependência de combustíveis fósseis, sua visão da natureza como mero espaço de valorização do capital, que é o verdadeiro responsável pelas casas queimadas e pelo ar cheio de fumaça.

Nesse sentido, qualquer ação que espere ser minimamente eficaz deve começar por mudar o padrão de decisão. Isso passa por lutar pela decretação de um estado de emergência climática que retire dos governos a capacidade de decisão e dê à soberania popular a possibilidade de deliberação. Aqueles que sofrem imediatamente as consequências da crise climática devem decidir, e não grupos políticos submetidos ao poder obscuro dos lobbies e aos interesses econômicos hegemônicos. Isso obrigaria a criação de espaços de debate aberto onde as informações poderiam efetivamente circular e a luta política ser feita de outra forma, com maior chance de sucesso.

Àqueles que, ao contrário, temem a pretensa irracionalidade das massas, lembraria de Spinoza, para quem esconder as verdadeiras causas do povo, submetê-lo a um fluxo de informações distorcidas e esperar que ele decida bem é o cúmulo da estupidez.

Neste momento onde fica evidente a aceleração em direção a uma crise ecológica sem fim, lutemos para que a decisão sobre nosso futuro volte para nossas mãos.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 31 jan 2025

A luta dos indígenas é um exemplo para o país

Ocupação da Secretaria de Educação de Pará enfrenta governo em defesa da educação indígena
A luta dos indígenas é um exemplo para o país
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi