Elon Musk está liderando um golpe de estado eletrônico
Trump e o bilionário de extrema direita concentram poderes que podem mudar o caráter do regime político norte-americano
Foto: Donald Trump e Elon Musk. (FMT/Reprodução)
Elon Musk, o multibilionário e conselheiro do presidente Donald Trump que agora chefia uma equipe chamada Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), vem assumindo o controle de órgãos do governo dos EUA – o Departamento do Tesouro, o Escritório de Gestão de Pessoal (OPM), a Administração de Serviços Gerais (GSA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, e talvez outros – um processo que, pelo menos em alguns casos, parece ser ilegal. Nos casos em que as autoridades resistiram, Trump as removeu de seus cargos. A tomada de controle de Musk é equivalente a um golpe e muito mais eficaz, séria e perigosa do que a insurreição que Trump organizou em 6 de janeiro de 2021.
Controlando o poder executivo, as duas casas do Congresso e a Suprema Corte, Trump aparentemente acredita que ele e Musk têm o poder de realizar um golpe com impunidade. Com Trump tendo expurgado o Departamento de Justiça, o FBI e os inspetores gerais, não há, de fato, ninguém para denunciar e impedir esses ataques internos à burocracia do governo. Os Democratas e grupos como a ACLU têm entrado com ações em vários tribunais com algum sucesso, mas se eles acabarem na Suprema Corte, dado que a Suprema Corte decidiu em julho de 2024 que os presidentes dos EUA têm imunidade absoluta para suas ações oficiais e ampla imunidade para a maioria das outras ações, Trump provavelmente vencerá.
Trump e Musk, que vêm pedindo a redução do tamanho e do custo do governo, agora têm o poder de, com o apertar de uma tecla de computador, interromper os dois trilhões de dólares em pagamentos feitos pelo Tesouro a cada ano, afetando dezenas de milhões de pessoas, de crianças a deficientes e idosos, governos locais e estaduais e empreiteiros privados. Eles agora têm em mãos os computadores da OPM que lidam com os registros de praticamente todos os 2,5 milhões de funcionários públicos. E assumiram o controle dos computadores da GSA, que supervisiona imóveis, terrenos e edifícios do governo. A equipe de Musk agora tem em mãos o computador que gerencia quase US$ 43 bilhões em ajuda externa para economias estrangeiras, educação e saúde, como para programas de HIV. Trump e seu complacente secretário de Defesa, Pete Hegseth, já controlam o orçamento de US$ 820 bilhões das forças armadas dos EUA.
Estamos testemunhando um golpe de estado tecnológico. O Partido Democrata não conseguiu deter Trs mump e Musk e, no momento, não tem nenhum plano para fazê-lo. Os movimentos sociais e a esquerda estão muito fracos e distantes do poder para fazer algo imediatamente e provavelmente só desenvolverão uma estratégia quando o ataque de Trump à vida de milhões de americanos os forçar a agir.