Sete anos sem água: o drama dos moradores do Morro da Polícia
Morro da Polícia

Sete anos sem água: o drama dos moradores do Morro da Polícia

Comunidade da zona leste de Porto Alegre enfrenta negligência do poder público e luta pelo direito básico ao abastecimento de água

Redação da Revista Movimento 28 fev 2025, 11:02

Foto: Ascom Roberto Robaina

No Morro da Polícia, comunidade da zona leste de Porto Alegre, o direito à água tornou-se uma luta diária. Há mais de sete anos, os moradores enfrentam um abastecimento precário, passando meses sem acesso regular à água. A situação, denunciada pelo Clube de Mães Poder de Mãe e pelo vereador Robero Robaina (PSOL), evidencia a negligência das autoridades diante de uma necessidade essencial para a sobrevivência.

“Num momento de crise climática, de calorão infernal, essa região não tem água para as pessoas, não tem o básico que a Constituição exige”, aponta o vereador.

Com a chegada do verão e a onda de calor que assola o Rio Grande do Sul, a realidade se torna ainda mais insustentável. Muitas famílias precisam passar madrugadas acordadas para encher baldes e garrafas, pois a água só chega às torneiras por volta das 3 da manhã e desaparece ao amanhecer. Para os trabalhadores, essa rotina exaustiva dificulta ainda mais o dia a dia.

“Às 3h começa a vir a água. Aí encho [os baldes] que tenho que encher, tomo banho e deito. Seis horas estou de pé para encher mais um pouco. E daí acabou. A água é três horinhas por dia. Por noite, porque de dia não tem”, conta a moradora Luciane Maciel.

As mulheres da comunidade são as que mais sofrem. Além de enfrentarem a escassez, precisam carregar água do carro pipa morro acima para garantir as necessidades básicas de suas famílias. O relato de desumanização e descaso se repete ano após ano, sem que nenhuma solução concreta seja apresentada pelo poder público.

Idosa, a moradora Lucia Monteiro conta com a solidariedade dos próprios vizinhos para garantir um mínimo de água para consumo diário.

“A nora da minha vizinha me dá umas garrafas d’água. A água do carro pipa faz um estrago na barriga”, reclama.

O Dmae alega que a falta de abastecimento é uma situação pontual que afeta residências irregulares e sem o registro. Mas acesso à água é um direito humano, e sua falta reflete a exclusão social e o abandono de comunidades vulneráveis. 

A sanitarista Daiana Santos, moradora do Morro Santana, outra localidade afetada pelo desabastecimento atribui a situação à histórica má-vontade dos entes públicos em relação a população periférica, que cresce ainda que os poderosos os condenem à indigência social..

“É uma relação que o poder público tem com esses espaços de não pensar em ações que sejam efetivas. Não é o único lugar no município, no Brasil, que sofre com esse problema, mas é necessário que se consiga compreender que isso nunca foi uma prioridade de governo mesmo quando se fala de saúde”, afirma.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores